sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Coimbra tem banco de trajes académicos

Estudantes têm acesso gratuito a fato completoResultado de imagem para Coimbra tem banco de trajes académicos
O livro "Arrume a sua casa, arrume a sua vida", de Marie Kondo, fez Armandina André Pina libertar-se de tudo o que não usava. Nesse processo de destralhar, a ex-estudante de Direito, de 30 anos, soube que os Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC) estavam a recolher trajes académicos para emprestar a alunos carenciados e entregou o seu na Lavandaria, Engomadoria e Espaço Costura dos SASUC, ao fundo das Escadas Monumentais. É ali que fica o Banco de Trajes Académicos, alimentado por doações: 41, desde o lançamento do projeto, a 24 de março deste ano, Dia do Estudante.
"Vi que o traje podia servir para alguém que não tivesse dinheiro para o pagar, e ele também me foi oferecido por uma amiga" numa época em que não tinha tanta disponibilidade financeira, revelou Armandina. Filipa Ferreira, ex-estudante de Gestão, de 29 anos, é outra doadora para quem "não fazia sentido guardar o traje num guarda-fatos" havendo pessoas que não têm possibilidade de comprar um.
Preço pode ir até 400 euros
Resultado de imagem para Coimbra tem banco de trajes académicosO objetivo do Banco de Trajes Académicos é disponibilizar a custo zero um fato que pode custar entre 200 e 400 euros, permitindo que um aluno carenciado "viva com intensidade a vida académica, tão marcante na cidade", explicou Isabel Roque, coordenadora da Divisão de Oferta Integrada de Serviços dos SASUC. Um exemplo? A Festa das Latas e Imposição de Insígnias, que arranca hoje. "Em regra, todos gostam de fazer parte, e sem o traje académico torna-se difícil".
O banco inclui trajes masculinos e femininos, em vários tamanhos, alguns sapatos e adereços. O empréstimo é feito mediante requisição prévia e exige uma caução no valor de 60 euros, devolvida se o fato regressar nas condições em que foi entregue. A iniciativa destina-se, prioritariamente, a estudantes que sejam bolseiros, tenham solicitado Fundo de Apoio Social ou integrem o Programa de Apoio Social a Estudantes através de Atividades de Tempo Parcial (PASEP).
JN
_______________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário