quarta-feira, 23 de novembro de 2016

360º - O anúncio de Costa de que tem otimismo para mais dez anos. A má noite de Sporting e Porto na Liga dos Campeões. E alguns recuos na Trumpolândia

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Morreu Rita Barberá, a senadora espanhola e ex-'alcadesa' de Valência. A líder histórica do PP e próxima de Mariano Rajoy estava a ser investigada por corrupção e branqueamento de capitais para financiamento partidário, no escândalo que envolveu o próprio chefe do Governo espanhol. Barberá tinha 68 anos e sofreu um enfarte.

No caso dos vistos Gold, há novas acusações contra o ex-ministro Miguel Macedo. Segundo o DNo ex-diretor do SEF,  Manuel Palos diz que facilitou e acelerou o processo de concessão de vistos a amigos do ex-ministro por medo de perder o emprego e do SEF fechar.

Novidades também sobre o IMI. As alterações ao OE feitas pelo PS vão fazer com que a taxa sobre o património, ou adicional ao IMI como foi chamada, favoreça mais os proprietários milionários que escolham parquear os seus imóveis em sociedades de administração de bens ou fundos de investimento. A notícia é do Negócios.

A poluição do ar matou 6070 pessoas em Portugal em 2013. Um estudo divulgado esta quarta-feira pela Agência Europeia do Ambiente conclui que a maioria das mortes foi provocada pela exposição a elevadas concentrações das chamadas partículas finas, que podem provocar ou agravar doenças respiratórias e cardio-vasculares e, nos casos mais extremos, ao desenvolvimento de doenças cancerígenas.

O Pentágono anunciou ontem à noite a morte de um alto responsável da Al-Qaeda na Síria. Al-Masri tinha “ligações a grupos terroristas” em todo o Médio Oriente e foi morto através de um ataque com drones.


Outra informação relevante
No reino da política nacional domina o mais que reconhecido optimismo de António Costa. No balanço das jornadas parlamentares do PS, Costa voltou a atacar o 'diabo' para dizer que depois de um ano no poder está preparado para continuar... mais dez. Mas o melhor é ver porquê no texto que escreve o Rui Pedro Antunes. O primeiro-ministro garantiu ainda que agora "Portugal respira tranquilidade", contagiando outros governantes socialistas que falam numa "ilha de estabilidade".

Talvez por tudo isso, o Governo decidiu reembolsar antecipadamente ao FMI 2 mil milhões de euros. As Finanças justificam esta amortização de 11%  do valor ainda em dívida ao Fundo com o sucesso na venda de obrigações e falam em poupanças de 41 milhões em juros.

Apesar de toda a euforia, a equipa de economistas do projeto Budget Watch acha que falta transparência ao Orçamento portuguêsHá casos, como no investimento público, em que quase não existe informação, dizem.

Quanto ao outro lado do Atlântico, a Trumpolândia está ao rubro. Ontem o novo presidente americano acabou por dar uma entrevista ao New York Times depois de a marcar, desmarcar e remarcar e de fazer muitas críticas ao jornal que apoiou os democratas. Acabou a falar sem parar: Trump rejeitou o radicalismo da alternativa de direita (Alt-Right), aquela que lhe fez a saudação nazi, justificando as escolhas para a sua equipa e garantindo que não são racistas. Confirmou ainda que desistiu de investigar o caso dos emails de Hillary Clinton, ao contrário do que ameaçou na campanha, porque a família da adversária "já sofreu de mais". Mas nem tudo foi tão pacífico: o encontro com os jornalistas que chamou à sua Torre acabou com muitos dos representantes dos media a falar em "fuzilamento". E os custos da sua segurança e da sua família em Nova Iorque (onde Melania e Branson vão viver e onde ele passará os fins de semana) está avaliado num milhão de dólares por dia.

No futebol, má noite dos clubes portugueses na Champions. O Sporting está fora da Liga milionária e já só lhe sobra a Liga Europa (ainda que para isso tenha de, pelo menos, empatar com o Legia): em Alvalade quase se repetiu o filme do Santiago Bernabéu, os leões ainda sonharam pelo menos com o empate, mas tudo acabou com uma saída à francesa, como escreve o Rui Miguel Tovar na crónica. Já o FC Porto adiou a qualificação para dia 7 frente ao Leicester (não pode perder e o empate talvez não chegue para assegurar os oitavos de final da prova), depois de mais uma noite em branco (nos últimos 5 jogos, houve 2 golos): o empate a zero com o Copenhaga foi mais patinagem no gelo, segundo o Tiago Palma. 

Hoje é dia de Benficaque joga na Turquia com o Besiktas. Mas para ficar a par de todas as probabilidades dos clubes portugueses na Liga dos Campeões o melhor é consultar este mapa interativo do Observador

Só duas últimas notas nestas coisas do futebol para dar conta do novo sócio ilustre do Sporting: o n.º 150 mil dá pelo nome deÉric Cantona. E para destacar o maior recorde de golos de num jogo da Liga dos Campeõesum dúzia no Dortmund-Legia, que acabou 8-4.

O caso das agressões dos filhos do embaixador do Iraque ao jovem de Ponte de Sor quase acabou em burla. O embaixador iraquiano esteve prestes a entregar a um falso advogado de Rúben Cavaco 30 mil euros de indemnização.

Indemnizações pedem também a família do GNR morto e o militar sobrevivente no caso dos crimes de Aguiar da Beira. Querem ser ressarcidos por Pedro Dias, o homem que andou um mês em fuga e agora se diz inocente depois de se ter entregue às autoridades (em direto na RTP).

José Sócrates queixou-se da entrevista dada pelo juiz que o mandou prender. Carlos Alexandre defendeu-se assim. O Conselho Superior de Magistratura vai decidir dia 20 de dezembro. Por falar em Sócrates, soube-se ontem que a Justiça vai voltar a investigar o caso da tentativa de compra da TVI (lembra-se, é aquele das escutas destruídas).

Acredite, há mais de mil novos milionários em Portugal desde o ano passado, segundo um estudo divulgado pelo banco Credit Suisse. Ao todo são mais de 50 mil pessoas com um património acima de 1 milhão de dólares.

Já o ministério da Educação anunciou novos modelos de avaliação das escolas. Além dos rankings, que chegam no próximo mês, vai ser possível comparar escolas semelhantes, medir a progressão dos alunos ao longo dos anos e analisar os resultados de várias disciplinas.




Os nossos Especiais

Do fim de semana vêm dois trabalhos que ainda lhe quero recomendarA análise de Alexandre Homem Cristo sobre se as turmas têm demasiados alunos e as explicações de José Carlos Fernandes sobre como Oxford chegou à palavra do anoe ligou Trump à pós-verdade.



Notícias surpreendentes

É o maior pesadelo dos pais. Mas porque é que os bebés não dormem à noite? A especialista em sono Filipa Sommerfeldt Fernandes responde (e ajuda a pô-los a dormir).

Não sei se já reparou, mas falta um mês para o Natal. E antes das prendas, as decorações. A Ana Dias Ferreira foi à procura dos enfeites mais bonitos para a sua casa.

Tem um iPhone? Então cuidado. Este vídeo de apenas três segundos consegue bloquear o dispositivo até que seja efetuado um "hard reset".

Também é um vídeo, mais concretamente um anúncio. Foi considerado um dos mais bonitos deste Natal, mas tornou-se motivo de polémica em Espanha. Resume-se assim: uma idosa acha por engano que ganhou a lotaria espanhola e a família e toda a aldeia onde mora não lhe contam a verdade e festejam com ela. Problema: a associação de pensionistas acha que se trata de um "esteriótipo vergonhoso" e "uma falta de respeito".

A Michelin anuncia esta noite quais são os novos restaurantes com as suas disputadas estrelas. O Tiago Pais já antecipou quais podem ser os portugueses distinguidos e esta vai estar em Girona para acompanhar o anúncio que deixa muitos chefs de nervos em franja.

Para acalmar as discussões e os nervos, que tal navegar porum dos 28 rios mais esplendorosos do mundo?  Muitos deles ficam debaixo de terra.
Logo à noite vai pois poder saber então quais serão os novos restaurantes com estrelas Michelin através do Observador. Mas até lá, tem todo um dia cheio de informação à distância de um clique. Passe por cá (e prepare-se que a chuva está de volta)

E tenha um dia feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_______________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário