quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Depois do frio, vem aí chuva. Há aviso amarelo para 12 distritos


Doze distritos de Portugal continental vão estar sob 'Aviso Amarelo' na quinta-feira devido à previsão de períodos de chuva e vento forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, os distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro estarão sob aviso devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 80 quilómetros por hora entre as 06:00 e as 18:00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também os distritos Leiria, Santarém, Lisboa, Santarém, Évora, Setúbal, Beja e Faro sob 'Aviso Amarelo' por causa da previsão de períodos de chuva, por vezes forte, entre as 06:00 e as 15:00 de quinta-feira.
O 'Aviso Amarelo', o terceiro mais grave de uma escala de quatro, indica situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
O IPMA prevê para quinta-feira nas regiões do norte e centro céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte durante a manhã nas regiões do litoral e queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros.
A previsão aponta ainda para vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora durante a manhã, e forte nas terras altas, com rajadas até 90 quilómetros por hora.
Está também prevista subida da temperatura mínima, sendo acentuada no litoral e pequena descida da máxima nas regiões do interior.
No sul prevê-se céu muito nublado ou encoberto, com boas abertas a partir da tarde, períodos de chuva, por vezes forte a partir do início da manhã, passando a regime de aguaceiros durante a tarde, que poderão ser por vezes de granizo e acompanhados de trovoada.
Está ainda previsto vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte no litoral, com rajadas até 80 quilómetros por hora, e forte nas terras altas, com rajadas até 90 quilómetros por hora, rodando para o quadrante oeste durante a tarde e subida da temperatura mínima, sendo acentuada no litoral.
PAÍS IPMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário