domingo, 8 de janeiro de 2017

Morreu antigo presidente iraniano Rafsanjani

Resultado de imagem para Morreu antigo presidente iraniano Rafsanjani
A informação está a ser avançada pela televisão estatal do Irão. Figura influente na política no Irão, Rafsanjani tinha 82 anos.
O antigo presidente iraniano Akbar Hashemi Rafsanjani, morreu este domingo, vítima de um ataque cardíaco.
A informação é avançada pela televisão estatal iraniana Press TV que, citada pela agência Reuters, refere que Rafsanjani ainda foi levado para o hospital mas não resistiu aos problemas no coração.
Rafsanjani, presidente do Irão de 1989 a 1997, ainda detinha muita influência na política iraniana, tendo sido um dos homens que esteve por detrás da ascensão do presidente Hassan Rouhani (em funções desde 2013).
Grande adversário político do anterior presidente, Mahmud Ahmadinejad, Akbar Hashemi Rafsanjani liderava o Conselho do Discernimento, um órgão que dá aconselhamento ao Líder Supremo Ayatollah Ali Khamenei. Em março, Rafsanjani foi nomeado para um dos lugares do órgão que decidirá, quando chegar a altura, o sucessor de Khamenei.
Visto como um conservador pragmático, aproximou-se do campo reformista depois de derrotado por Ahmadinejad nas eleições presidenciais de 2005.
TSF
Imagem: JN

Nenhum comentário:

Postar um comentário