domingo, 5 de fevereiro de 2017

Agiotas cobram juros de 100%


Seis detidos pela PJ também ficaram com casas das vítimas.

Agiotas cobram juros de 100%
Foto Ricardo Cabral
Agiotas emprestaram entre 500 a 2500 euros a mais de 50 pessoas que não conseguiram pagar
Para o Estado eram famílias em dificuldade e, por isso, recebiam o Rendimento Social de Inserção. Mas passeavam-se em carrinhas Mercedes e carros Chrysler topos de gama.

E eram agiotas: emprestavam dos 500 aos 2500 euros e exigiam juros entre 25 e 100%. Os incumpridores foram ameaçados, perseguidos e agredidos. Há casos em que as vítimas ficaram sem casas de habitação social. A PJ deteve quatro homens e duas mulheres que lesaram mais de 50 pessoas em Setúbal.

Segundo apurou o CM, os seis detidos, entre os 29 e os 46 anos, constituíam três grupos distintos. Apesar de se conhecerem, não eram concorrentes no ‘negócio’.

Os clientes são provenientes de vários estratos e círculos sociais. Em comum tinham a necessidade urgente de dinheiro. As taxas de juro mensais entre 25 e 100% não permitiam que as vítimas pagassem os empréstimos.

Organizados (um dos suspeitos trabalhava mesmo com a banca online), os agiotas começavam com telefonemas às vítimas a recordar a passagem do prazo de pagamento. Depois, impunham penalizações económicas. Finalmente, promoviam encontros onde as ameaças eram sérias. Há um caso de agressões brutais.

Mas a PJ de Setúbal - cidade onde tudo se passou - identificou situações em que as vítimas tiveram mesmo de entregar as suas casas de habitação social.

E as que quiseram continuar nos apartamentos foram forçadas a pagar aos agiotas uma renda superior à oficial. O objetivo dos detidos era acabar por ficar com a casa de uma forma legal através da desistência das vítimas.

Os seis detidos (um sétimo foi constituído arguido) não declaravam quaisquer rendimentos ao Fisco. Passavam-se por feirantes, tendo sido apreendida grande quantidade de roupa contrafeita e quatro armas de fogo ilegais, bem como ouro e quatro mil euros em dinheiro. Isto além de quatro carros topo de gama. Vão hoje a tribunal. 

Fonte: CM 
Por Sérgio A. Vitorino|05.05.16

Comentário: esta é a sociedade que nos movimentamos, vale tudo para saciar as ambições desmedidas.

J. Carlos



Nenhum comentário:

Postar um comentário