quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Crianças do 1.º Ciclo de Albergaria-a-Velha participam no “Música na Escola”

Cerca de mil crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho estão a participar, hoje e amanhã, no projeto “Música na Escola”, dinamizado pela Orquestra Filarmonia das Beiras. Nas quatro sessões agendadas no Cineteatro Alba, os estudantes estão a descobrir a obra “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Säens.

 O “Música na Escola” é um projeto de ação educativa que tem como objetivos a divulgação, a sensibilização e a formação do público infantil para a música erudita. Inserida no Programa Municipal de Educação do Município de Albergaria-a-Velha, a atividade promove a interação das crianças com a orquestra e confere-lhes um papel ativo na interpretação da obra musical. No caso de “O Carnaval dos Animais”, os mais novos são desafiados a associar os instrumentos musicais aos sons dos diversos animais que surgem ao longo da composição de Saint-Säens.

Para além das sessões pedagógicas, o “Música na Escola” inclui o Concerto de Família, onde as crianças podem ouvir a obra integral com os seus pais. O espetáculo tem lugar no próximo domingo, 12 de fevereiro, no Cineteatro Alba, com início às 17h00. A entrada é gratuita, mas sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala.

  O repertório do Concerto de Família inclui a já referida obra de Camille Saint-Säens, bem como duas composições também associadas a animais. A abrir o espetáculo, a Orquestra Filarmonia das Beiras interpretará a “Sinfonia N.º 83 (A Galinha)”, de Joseph Haydn. A obra, composta em 1785, deve o seu original nome ao facto de incluir um mini minueto, em que o oboé emite insistentemente uma nota que se assemelha ao cacarejar de uma galinha. Após a apresentação dos 14 movimentos de “O Carnaval dos Animais”, a orquestra finalizará o concerto com o tema “A Pantera Cor-de-rosa”, de Henry Mancini.


Nenhum comentário:

Postar um comentário