quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Município mais transparente de Portugal é transmontano

Resultado de imagem para Município mais transparente de Portugal é transmontanoÍndice da Associação Cívica Transparência e Integridade mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos 308 municípios portugueses.
Alfândega da Fé renova a liderança como o município mais transparente do país, no ranking anual da Associação Cívica Transparência e Integridade. A autarquia transmontana atingiu a pontuação máxima.
Carregal do Sal ocupa a segunda posição e Águeda está no terceiro lugar da lista relativa a 2016.
Arcos de Valdevez, Vila Nova de Cerveira, Pombal, Vila Pouca de Aguiar, Ponte da Barca, Valongo e Cartaxo encerram o top 10.
O índice agora divulgado mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos 308 municípios portugueses.
O resultado é animador e mostra que as autarquias compreendem o potencial das novas tecnologias na prestação de contas aos eleitores.
Em média, os municípios obtiveram 52 pontos, num total de 100, sendo a primeira vez que a média ultrapassa os 50 pontos.
A Câmara de Alfândega da Fé renovou a liderança conquistada em 2015, com um novo feito digno de assinalar, atingindo pela primeira vez a pontuação perfeita de 100 pontos.
Em comparação com a última avaliação, em 2015, o nível médio dos municípios portugueses subiu 8 pontos, de 44 para 52.
Os municípios que menos informação de interesse público disponibilizam na internet são Penela, Corvo, Calheta (Madeira), Fornos de Algodres e São Vicente.
Alguns dos maiores concelhos não ficam bem na fotografia: Lisboa ocupa o 137º lugar, o Porto é 141º, Évora 156º, Coimbra 218º, Braga 235º e Setúbal 258º.
Vila Flor, Armamar, Cinfães, Crato e Tábua foram os que fizeram mais progressos em relação ao ano anterior.
A Câmara que responde "antes dos prazos legais"
A presidente da Câmara de Alfândega da Fé, Berta Nunes, acredita que a visibilidade proporcionada por esta distinção pode ajudar a melhorar os níveis de investimento no concelho transmontano.
“Temos alguns privados que estão a investir e a apostar no nosso concelho. A nossa divisão de urbanismo, em termos de licenciamento, é bastante transparente, responde muito rapidamente, antes dos prazos legais. Não somos uma organização que para conseguir falar com o chefe de divisão ou com a presidente da Câmara seja difícil e isso também facilita a confiança que as pessoas podem ter em nós e o investimento que querem fazer, porque nós estamos aqui para ajudar e apoiar”, sublinha a autarca.
Berta Nunes acredita que o serviço público será mais valorizado se for transparente.
"Sem informação detalhada, sem que os nossos municipes percebam bem e tenham acesso a toda a informação, eles nunca poderão fazer parte activa. Serão sempre muito menos participativos. Por isso, nós acreditamos na transparência, acreditamos que disponibilizar o máximo de informação é bom para nós, para a nossa oposição, para os nossos municipes e para a democracia, em geral", defende a autarca.
O presidente da Transparência e Integridade felicita o município de Alfândega da Fé, um concelho do interior e envelhecido que aposta na informação e comunicação.
Luís Sousa lembra que o índice de transparência dos municípios "não mede corrupção, mas contém informação ligada a áreas de negócio que estão muitos sujeitas a práticas dessa natureza.
Eis as posições dos municípios desta região:
Cantanhede - 35º lugar, Figueira da Foz - 52º, Ílhavo - 99º, Oliveira do Bairro - 101º, MIRA - 135º, Vagos - 176º, Mealhada - 180º, Anadia - 203º, Coimbra - 218º e Aveiro - 286º

Mira Online com rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário