quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Seniores, sim… com muito orgulho!

A reportagem do Mira Online encontrou uma vereadora muito, muito feliz, na tarde de terça-feira. E, o motivo era bastante justo!
Dulce Cainé abre bem mais que o seu famoso sorriso quando fala da Universidade Sénior de Mira: ela abre o coração e fala quase que de uma só vez, tudo o que lhe vai na alma...
Definindo o ano zero desta universidade como "um tremendo sucesso" ela destaca a "excelente adesão de alunos, que superou em larga escala as primeiras previsões que tínhamos. São 141 alunos inscritos, muitos deles matriculando-se em outras disciplinas que ainda não haviam escolhido, por fruto das conversas que travam entre si... desta forma, uns vão "puxando" outros para mais matrículas, o que tem sido fantástico". 
Como é natural, algumas disciplinas possuem mais alunos que outras. o TIC e a Hidroginástica são exemplos disso mesmo. Mas, no geral, todas elas têm tido uma adesão bastante grande, e isto é "motivo de muito orgulho para todos nós".
Desde o princípio da ideia até ela tomar forma e concretizar-se levou cerca de um ano, muito por força da burocracia existente, mas também porque foi realizado um trabalho de campo, onde foram tomadas notas de outras Universidades como esta, pelo país fora, para que as ideias pudessem ser aprimoradas e "adaptadas para a nossa realidade". Foi um longo caminho, pois... mas, foi motivador e tornou-se um sucesso mesmo ainda antes do esperado, muito por conta da adesão e da compreensão dos seniores mirenses, no que respeita à ideia central deste projeto: "a convivência!"
Dulce Cainé vai ainda mais longe e põe o dedo na ferida ao constatar que "é reconfortante podermos confirmar a nossa tese de que havia tanta gente a espera de que houvesse algo que os tirasse de casa... e agora há: a Universidade Sénior veio colmatar esta lacuna na nossa rede social local. Ela traz pessoas para cá porque ocupa o tempo delas e, ao mesmo tempo, traz conhecimentos... isto também é qualidade de vida!".
Na parte mais prática do assunto, a vereadora confirmou à reportagem de que foi formalizado um pedido de adesão ao Rutis - Rede de Universidades Seniores, para que este elo de interligação com outras Universidades do género possa ser uma mais-valia num futuro relativamente próximo. E, por último - mas, não menos importante - estão sendo feitas, desde já, análises para que haja uma percepção das dificuldades e para estabelecer estratégias de forma que "a parte motivacional esteja sempre preservada e que nunca seja perdida de vista... sempre em prol dos alunos".
Sim, em boa hora esta ideia foi colocada em prática! Com professores que fazem o seu trabalho de forma voluntária e alunos extremamente interessados, pode-se fazer uma verdadeira Universidade na acepção da palavra. É que nem tudo gira à volta do dinheiro: o prazer de poder contribuir para o preenchimento de uma aberta na vida das pessoas, já é um motivo de felicidade de quem o faz!
Em boa hora apareceu esta nova forma de vida no Concelho. Muitas vezes, ao passarmos pelas aldeias, pergunta-mo-nos onde estarão as pessoas, já que só vemos casas fechadas? Eis a prova de que elas andam por cá! É vê-las chegando no Mira Center de manhã ou pela tarde, muitas com um sorriso estampado no rosto, para perceber que elas estavam mesmo a espera de algo. E, podemos ter a certeza: este algo, no fundo, no fundo, nada mais é do que poderem sentir-se úteis novamente!

Mira Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário