quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

360º - Ministério Público procura mais pagamentos a bloggers socráticos. E ainda: os truques dos debates quinzenais

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os juízes do Tribunal de Recurso de São Francisco ouviram ontem à noite os argumentos da administração Trump a favor da proibição de entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana nos Estados Unidos. Foi uma sessão quente - o The New York Times escreve que os magistrados pareceram estar "cépticos" - e a decisão deve ser anunciada em breve.

O candidato a Presidente francês Emmanuel Macron sentiu-se na obrigação de desmentir um rumor que dizia que ele mantinha uma relação homossexual extra-conjugal com o presidente de uma rádio. Macron, que tem aparecido como o principal adversário de Marine Le Pen depois dos escândalos que envolveram François Fillon, falou do tema com humor, mas o problema é sério: os boatos têm sido difundidos por órgãos próximos do Kremlin, que poderá estar a tentar influenciar o ato eleitoral para favorecer a líder da Frente Nacional.

Para François Fillon também há mais um problema: já depois do seu pedido de desculpas por ter dado emprego à mulher e aos filhos, um jornal francês revelou que Penelope Fillon recebeu 45 mil euros em indemnizações do Parlamento francês.


Informação relevante
Hoje, às 15h, há mais um debate quinzenal no Parlamento. O primeiro foi há dez anos e, por isso, a Rita Tavares e a Rita Dinis foram olhar para as táticas e truques que os partidos têm usado ao longo dos anos para apertar com os adversários. Há anúncios tirados da cartola, adereços para chamar a atenção e gráficos distribuídos a deputados e jornalistas.

A comissão de inquérito à CGD está num impasse jurídico e político. Ao fim de sete meses e 14 audições, depois de ter tido que lidar com todos os tipos de segredo (bancário, profissional, de supervisão), o que é que já se descobriu? E o que é que se poderá descobrir ainda? Veja aqui as respostas.

Apesar do impasse, a comissão recebeu uma carta importante: o ex-ministro das Finanças Luís Campos e Cunha escreveu à comissão da Caixa a reafirmar tudo o que dissera na sua audição sobre pressões de José Sócrates. É a resposta aos desmentidos do ex-primeiro-ministro e de  Armando Vara.

E hoje foi conhecida mais correspondência importante: o Eco revela uma carta enviada por António Domingues a Mário Centeno onde o ex-presidente da Caixa refere o acordo para a não entrega da declaração de rendimentos ao Tribunal Constitucional: "Foi uma das condições acordadas para aceitar o desafio de liderar a gestão da CGD e do mandato para convidar os restantes membros dos órgãos sociais".

José Guilherme já reagiu à notícia de ontem segundo a qual o fundo Lone Star dava como perdido o crédito que lhe tinha sido concedido pelo BES/Novo Banco. Ao Negócios, o construtor civil garantiu ter assumido dívidas de outros e afirmou: "Estou a pagar as minhas dívidas e as dos meus sócios. Estou a cumprir ao milímetro o que acordei com o Novo Banco".

Mas, afinal, há muitos créditos em risco na banca portuguesa? O Edgar Caetano faz aqui um resumo do que está em causa.

O Ministério Público está à procura de bloggers que tenham recebido dinheiro para dizer bem de José Sócrates. As diligências surgem depois de buscas feitas a António Peixoto, que terá recebido mais de 76 mil euros para, com o pseudónimo "Miguel Abrantes", manter um blogue onde elogiava o ex-primeiro-ministro e atacava os seus adversários.

Outra notícia que envolve justiça e política: o Ministério Público avançou mesmo com um processo para a perda de mandato do presidente da câmara de Ourém, Paulo Fonseca. O autarca do PS foi declarado insolvente e pode até ser impedido de se recandidatar ao cargo este ano.

O novo bastonário da Ordem dos Médicos, que toma posse esta quinta-feira, quer definir o tempos mínimos para as consultas para “humanizar” a relação entre os médicos e os doentes. As declarações de Miguel Guimarães foram feitas ao Público.


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes escreve sobre a execução orçamental: "É o paradoxo dos dias que correm: cá dentro há foguetório com a execução orçamental, lá fora alerta-se para a falta de crescimento e de reformas. Nós fazemos orelhas moucas, pois nunca aprendemos nada".

Luís Aguiar-Conraria escreve sobre desigualdades salariais: "Este estudo parece confirmar a tese de que as desigualdades nas lides domésticas contaminam as relações laborais, explicando por que motivo os gays casados ganham menos do que os homens heterossexuais".

Maria João Marques escreve sobre liberdade religiosa: "Os portugueses católicos que vão dar uma volta: temos é de evitar amofinar os ateus-carrapatos, que amuam quando os pontos de vista dos seus ódios de estimação têm voz".


Os nossos Especiais

O que é que cada choro dos bebés quer dizer? É sono? Fome? Cólicas? Parece que já é possível saber: a Ana Cristina Marques falou com a terapeuta da fala Joana Rombert para descobrir.


Notícias surpreendentes

São três volumes que reúnem escritos dispersos de Agustina Bessa-Luís. O crítico Vasco Rosa chama a Ensaios e Artigos 1951-2007 "um tríptico monumental" e dá-lhe cinco estrelas.

Natalie Portman faz de Jacqueline Kennedy em “Jackie”, mas o nosso crítico Eurico de Barros não ficou convencido. Para ele, a actriz "deixa muito, demasiado, a desejar". Dá duas estrelas ao filme.

Pausa para mais um momento Dia dos Namorados: depois dos presentes para ele, temos hoje os presentes para ela. Ora espreite.

São 32 fotos que mostram a pesca em Portugal nos anos 50. Estão todas no arquivo da Gulbenkian e têm sido publicadas em sites internacionais que falam numa "forma de vida que desapareceu". Vale a pena ver com tempo.

Quando acabar de ver essas fotos espantosas, vor aqui para saber as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário