Mais de 200 crianças do 6º ano, dos Agrupamentos de Escolas Gândara Mar, Tocha e Marquês de Marialva, de Cantanhede, participaram no Encontro com a escritora… Maria Alice Sarabando, que decorreu na Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Gândara Mar e na Biblioteca Municipal de Cantanhede, nos dias 27 e 30 de março. Acompanhada pela responsável da Biblioteca Municipal, Teresa Paixão, a escritora participou neste programa, que, uma vez mais, serviu para a promoção do livro e de incentivo à leitura, numa sessão dinamizada pela Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Esta foi a 2ª vez que a escritora Maria Alice Sarabando se apresentou na Biblioteca Municipal de Cantanhede, já que em dezembro de 2016 a escritora apresentou, também nesta Instituição, o seu último trabalho, o romance “Areia”.
Maria Alice Sarabando teve oportunidade de explicar aos alunos participantes como iniciou e tem vindo a desenvolver a sua atividade como escritora, as alegrias que advêm da escrita e ainda falar sobre alguns dos seus projetos.
A iniciativa foi organizada pela Rede de Bibliotecas de Cantanhede (RBC) e foi uma das muitas atividades de promoção do Livro e da Leitura, desenvolvidas localmente nesta 11ª edição da Semana da Leitura, que decorreu entre 27 e 31 de março.
Esta sessão decorreu no âmbito do programa de ações pedagógicas da Biblioteca Municipal e teve como objetivo proporcionar aos participantes a oportunidade de ouvirem autores sobre o processo de criação literária e as motivações particulares de quem escreve.
Por outro lado, pretende-se ainda estimular os professores e alunos da disciplina de Língua Portuguesa a recolherem dados para dinamização de grupos de trabalho para discussão e análise de livros de autores portugueses.

Sobre Maria Alice Sarabando
Maria Alice Sarabando nasceu em 1952, em Lombomeão, concelho de Vagos. Licenciou-se em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
Foi professora de Filosofia durante muito pouco tempo, e de Estudos Sociais/História de Portugal e Português, no 2º Ciclo do Ensino Básico. É autora de pequenos livros nos géneros: conto infantil, poesia, conto.
Em parceria com Gisela Simões (sob o nome Lília Gisela Cipriano), escreveu três romances juvenis, dois dos quais estão publicados: “Eu só vejo cores” (2010) e “Ângulo giro” (2012).
doras” e “O Assalto à Quinta”. Publicou também os livros infantis “Uma Letra, Mil Palavras” (Gato na Lua) e “Castanho & Branco” (Textiverso).