quarta-feira, 21 de junho de 2017

360º - As vítimas de Pedrógão: uma dolorosa e triste lista, que inclui um bombeiro herói, jovens ginastas e famílias inteiras. E um novo atentado

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o país continua de olhos postos nos incêndios que consomem o centro do país. A situação esta manhã continua preocupante em Góis, onde foram evacuadas mais três aldeias durante a madrugada (são já 30) e o fogo chegou a ter 58 km. Já abrimos um liveblog para seguir a evolução dos fogos ao longo do dia e ontem o Miguel Santos Carrapatoso foi ouvir quem foi obrigado a deixar tudo para trás.

Ontem fizeram-se também os primeiros funerais (sem representação do governo). Mas o grande caso foi mesmo a notícia da queda de um avião Canadair, que afinal não caiu. Esta é a cronologia de um mistério. E a história destes aviões-bombeiro. O resumo do dia está aqui.

O primeiro-ministro António Costa deu a primeira entrevista depois da tragédia. Revelou na TVI o que a GNR lhe disse para não ter encerrado a fatídica estrada da morte e explicou porque pediu também esclarecimentos sobre as falhas nas previsões da metereologia e do sistema de comunicações. As explicações do IPMA dadas ao Observador são de que é impossível prever um fenómeno como o de Pedrógão e vão ser hoje entregues à PJ. Já quanto ao SIRESP, repetiram-se os mesmos problemas de 2016, descritos num relatório em que se prometia não repetir os erros. Erros que podem ter sido fatais na EN260.

André Silva, o representante do partido das Pessoas, Animais e Natureza, acha que "enquanto for possível eucaliptar Portugal, a prevenção será insuficiente".

O Governo recusa a solução de um comando único de combate aos incêndios, apesar de vários estudos apontarem vantagens, escreve hoje o PúblicoA recomendação foi aprovada por unanimidade no Parlamento em 2014 quando António Costa estava à frente do MAI. A atual ministra também é a favor.

Da equipa do Observador no terreno destaco estes quatro trabalhos:



Outra informação 

A Bélgica neutralizou mais um atentado terrorista. Depois de Londres (na madrugada de domingo) e Paris (segunda), um atacante tentou ontem fazer explodir-se na gare central de BruxelasTinha um cinto de explosivos que rebentou quando foi abatido pela polícia. Não fez vítimas porque o local tinha sido evacuado. 

Já esta manhã em Madrid foram detidos três jihadistas, um deles considerado muito perigosoé terrorista do Estado Islâmico e tinha consigo um manual para bombistas- suicida

Da manhã ficam ainda estas notícias:
Travis Kalanick, o controverso presidente executivo da UBER, co-fundador da empresa, resignou definitivamente ao cargo depois das muitas polémicas. O WSJ diz que foi uma demissão forçada pelos acionistas.

O Rei Salman da Arábia Saudita alterou a linha de sucessão da coroa. Nomeou como herdeiro o filho Mohamed bin Salman, de 31 anos, quando o sucessor deveria ser o sobrinho, Mohamed Bin Nayef. Os jornais falam de uma mudança de rumo no país.

Nos EUA, os republicanos ganharam a importante eleição do estado da GeórgiaA eleita, Karen Hadel, já recebeu os parabéns de Trump.

Passagem breve pelas atualidade de ontem:

Hermínio Loureiro e os restantes suspeitos do processo Ajuste Secreto só esta manhã vão conhecer as medidas de coação. Serão ouvidos pela mesma juíza que julgou o caso "Apito Dourado". Ontem, via advogado, o ex-presidente da Liga de futebol e vice-presidente da FPF disse estar "surpreendido" e "apreensivo" com as acusações de corrupção activa.

Hoje é dia de greve dos professores. Os sindicatos decidiram manter a paralisação que vai afectar vários exames.

Por falar em exames, vários alunos reportaram um erro no exame de Português do 12º ano realizado segunda-feira. Mas o IAVE explicou que foi apenas utilizada uma versão diferente da original de Fernando Pessoa.

Paulo Macedo admitiu que a CGD pode precisar de mais dinheiro dos contribuintes se não der lucro.

Portugal joga esta tarde com a Rússia o segundo encontro da Taça das Confederações. Ontem os sub-21 perderam com Espanha no Europeu e adiaram as contas do apuramento para as meias-finas frente à Macedónia. Como escreveu o Bruno Roseiro, jogaram como graúdos, mas erraram como miúdos. E assim conheceram o sabor da derrota 68 meses depois.

No futebol fora de campo, Mourinho também foi acusado pelo fisco espanholÉ suspeito de uma fraude no valor de 3,3 milhões de euros. O treinador português diz que desconhece o processo. Já Ronaldo vai ser ouvido pela Autoridade Tributária de Espanha dia 31 de julho




Os Nossos Especiais

No meio de tanta tragédia, uma notícia saborosa. Há 12 novos pratos para provar este verão em Lisboa e quatro restaurantes para visitarO guia gastronómico é do Tiago Pais.


A nossa opinião

  • Maria João Marques escreve que os "Mortos são um pormenor". "A solução é agilizar (ou eliminar) licenciamentos de negócios rurais. Flexibilizar os PDM".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve "Sem palavras". "Se a sociedade valoriza as florestas, mas o mercado não remunera os serviços florestais, estamos perante uma falha de mercado que deve ser paga com os nossos subsídios".



Notícias surpreendentes
45 anos depois, o ensaio de Anthony Burgess sobre pornografia vai ser publicado pela primeira vez em livro.

A Google quis calçar uma marca de sapatos portuguesa. O conceito da Undandy atraiu a gigante tecnológica e as vendas dispararam.

O São João é já este sábado. Fique com o guia completo para celebrar a maior festa do Porto

Daniel Day-Lewis vai deixar a representaçãoÉ o único com três Óscares de melhor ator.

Já Nicole Kidman festejou 50 anosA evolução do estilo da atriz australiana tem sido sempre surpreendente. 


O dia vai estar de novo centrado nos incêndios no centro do país. Vamos seguir toda a informação no Observador. E também a restante atualidade

Uma quarta-feira feliz e produtiva 
 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário