sexta-feira, 21 de julho de 2017

Câmara Municipal entrega receita angariada para as vítimas dos incêndios aos Bombeiros

A Câmara Municipal vai entregar a receita da campanha solidária a favor das vítimas dos incêndios aos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha numa sessão a ter lugar a 27 de julho, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal.

  A campanha, que consistiu na venda da pulseira “conVIDAS”, começou na Albergaria conVIDA, que decorreu entre 29 de junho e 2 de julho. Depois do evento, voluntários do Banco Local de Voluntariado (BLV) continuaram a vender a pulseira em várias iniciativas nas freguesias do Concelho. Até ao momento, já foram vendidas 1888 pulseiras, o que se traduz numa receita de venda de 1888 euros. Entretanto, muitos munícipes têm feito donativos para a campanha; somando estes com a venda das pulseiras, já foram angariados 2144, 99 euros para as vítimas dos incêndios na zona centro do País.

Durante a sessão, a Câmara Municipal vai atribuir, ainda, Cartões Municipais de Voluntário a novos elementos do BLV. O cartão, criado em 2014, é uma forma de o Município reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido pelos voluntários em diferentes áreas da sociedade. É pessoal e intransmissível e confere ao seu titular descontos em eventos, equipamentos municipais e em mais de 200 estabelecimentos comerciais e serviços.

  Atualmente estão inscritos 420 voluntários no BLV, sendo que 284 exercem, de forma regular, voluntariado no Município. Entre as atividades desempenhadas pelos voluntários, é possível destacar a participação nas campanhas desenvolvidas pelo Banco Alimentar Contra a Fome, a colaboração em peditórios de diversas entidades nacionais e o apoio em eventos organizados ou apoiados pelo Município (Albergaria em Flor, Lugar das Cores, Carnaval, entre outros). Salienta-se ainda a participação de 20 voluntários no “Gerações Solidárias”, um projeto de acompanhamento de idosos em situação de isolamento geográfico e social. No ano passado foram realizadas um total de 71 350 horas de voluntariado.

No Concelho existem várias organizações promotoras de voluntariado, como as IPSS, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Associação dos Amigos dos Animais de Albergaria-a-Velha, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha, a Educalba, a  Prave – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha, os Agrupamentos de Escuteiros da Branca, Valmaior, Albergaria-a-Velha e Angeja e os Grupos Cáritas Paroquiais de Albergaria-aVelha, Branca, Alquerubim e Angeja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário