sexta-feira, 21 de julho de 2017

Hora de Fecho: Carrinhas, listas e cacicagem na guerra do PSD

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Militantes que nunca pagaram quotas e votaram sem saber em quem. Carrinhas a descarregar eleitores à porta do hotel. As tácticas dos caciques. E as manobras das fações rivais na guerra pelo PSD/Lisboa
O Observador filmou as eleições internas do PSD para mostrar o lado escondido dos partidos: as carrinhas de transporte de militantes, o controlo artificial das votações e a participação dos notáveis.
As práticas não distinguem PSD e PS. São assim há anos. Fichas falsificadas, listas manipuladas, chapeladas eleitorais e compra de votos. Saiba como uma dentadura virou os votos num bairro do Porto.
Como é que os caciques angariam votos? Como funciona a recolha dos militantes em carrinhas? E como é que os notáveis entram no processo? O Observador filmou as eleições do PSD/Lisboa e mostra tudo.
Três jornalistas e três câmaras, 379 mensagens trocadas no WhatsApp em 6 horas, três semanas a cruzar informações e a descodificar vídeos. Os detalhes sobre esta grande investigação do Observador.
Presidente executivo da NOS reage com cautela à compra da Media Capital pela rival. Miguel Almeida diz que é uma operação inédita que levanta questões significativas ao nível da regulação.
As temperaturas vão subir 3 a 4 graus no fim de semana, esperando-se máximas superiores a 30 graus em certas regiões. Para a semana mantém-se céu pouco nublado ou limpo e nebulosidade durante a manhã.
Carlos Sousa Reis, biólogo e investigador, diz que recomendação do Conselho Internacional para a Exploração do Mar de parar a pesca da sardinha durante 15 anos não faz sentido. E que não vai resultar.
Ninguém pode ter Internet em casa, não se pode sair da capital sem um visto e todas as fronteiras estão fechadas. O fotógrafo Christian Lindgren esteve na Eritreia, uma das piores ditaduras do mundo.
O presidente do Futebol Clube do Porto foi admitido no Hospital de São João esta quinta-feira à noite na sequência de uma queda. Apesar de internado nas urgências, não está em estado grave.
O craque do Real Madrid é agora o acionista maioritário da agência portuguesa Thing Pink e entra assim no mundo das aplicações digitais. 
Opinião

Rui Ramos
Elegemos representantes cujos primeiros compromissos não são com os cidadãos, mas com os caciques dos partidos. Vista de baixo, a democracia não é a participação de todos, mas a organização de alguns.

Miguel Tamen
Uma acção generosa a que se chega depois de uma análise ponderada tem qualquer coisa de deliberado que a faz parecer-se com a avareza; e pensar em ter coragem é uma variedade de cobardia. 

José Manuel Fernandes
Esta semana não devia ter acontecido. Tudo foi mau de mais, sobretudo num Parlamento que não se ocupa de saber e conhecer, ouvir e investigar. Bem pelo contrário: ali só importa o que mostram as TV’s

José Ribeiro e Castro
Isabel Moreira tem-se especializado em perseguir e ordenar perseguições a cidadãos e profissionais com base nas suas convicções, opiniões e afirmações, o que era uma das tarefas da Gestapo e da Stasi.

José Milhazes
Presidente russo, Vladimir Putin, prendou-nos com uma “grande novidade”: afinal o czar Ivan não era Terrível e tudo não passou de mais um golpe de propaganda do Vaticano.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário