sexta-feira, 21 de julho de 2017

360º - Como os caciques do PSD/Lisboa angariam votos. Uma investigação especial do Observador com vídeos e detalhes que desvendam como tudo se passa

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Nunca se tinha visto uma coisa assim - e quando escrevo "visto", é visto mesmo: o Observador publica uma investigação especial que mostra como os caciques do PSD/Lisboa angariaram votos para a última eleição interna do partido. Em 12 vídeos, podemos ver as vagas sucessivas de transporte de militantes (com carrinhas que andam o dia todo a levar e trazer pessoas) e a forma como tudo é controlado ao detalhe, com listas de quem é preciso fazer votar e com os caciques a orientar militantes junto às mesas de voto.

Há pessoas que votaram sem fazer a menor ideia do que estava em causa. Foram inscritos como militantes do PSD/Lisboa, mas nunca pagaram quotas nem participaram na vida interna do partido. O seu compromisso era apenas um: quando fosse preciso pôr um determinado papel numa urna, estariam disponíveis. Todos os detalhes desta reportagem especial estão aqui.

Uma das coisas que mais impressiona é a reação dos "notáveis" (parece que é assim que lhes chamam). Nuno Morais Sarmento e Manuela Ferreira Leite aliaram-se a Rodrigo Gonçalves, um dos maiores caciques do PSD, para derrotar Pedro Passos Coelho. E, quando foram confrontados pelo Observador com a forma como a votação decorreu, não se indignaram. Tanto Morais Sarmento como Ferreira Leite gostam de se apresentar como uma espécie de reservas morais do regime, por isso é bom registar os seus comentários para ficarmos devidamente esclarecidos:

  • Nuno Morais Sarmento: "Há dois anos, quando me candidatei a presidente da Assembleia Distrital, Passos Coelho, Carlos Carreiras e Pinto Luz estavam muito contentes sentados em cima dos votos do tal Rodrigo. Foi assim que começou. Agora estão a provar do veneno que produziram";
  • Manuela Ferreira Leite: "Estou completamente à parte dessas matérias, que não desconheço que fazem parte das máquinas do partido. Mas não há ninguém metido nos aparelhos que não seja assim".
Para fazer esta investigação, o Observador usou três câmaras e três jornalistas. Tinha uma equipa dentro do Hotel Sana, onde decorreu a votação, e outras duas a filmar as manobras de bastidores: uma câmara estava instalada na janela do quarto 211 do Hotel Eduardo VII, em frente ao Sana, na Avenida Fontes Pereira de Melo; a outra estava voltada para o largo que fica nas traseiras daquela unidade hoteleira, na janela do quarto 101 do Hotel Sana Capitol (outra unidade do Sana), e que captava imagens dos acontecimentos na porta de trás. Os detalhes da forma como foi feito o trabalho do Observador estãoneste vídeo.

Para acabar, uma pergunta ao PSD: vai ficar tudo na mesma? Agora, ninguém pode dizer que não sabe ou que não viu. Está provado: a eleição interna de 1 de julho foi, na prática, uma farsa; foi, na realidade, uma fantasia; foi, efectivamente, um logro. O que é que vai acontecer? Nada?


Informação relevante
António Costa continua a aproveitar todas as oportunidades para, por motivos que permanecem misteriosos, criticar a Altice. Mas a empresa responde.Ontem, Armando Pereira, cofundador da Altice, disse que o Governo "muitas vezes não vê a importância" do investimento da empresa. E garantiu: “Mesmo se às vezes nos dizem ‘Para que vêm para aqui, eles não nos querem, penso que não gostam de nós’, vamos continuar”.

Os trabalhadores da Altice estão hoje em greve contra a transferência de 155 trabalhadores da operadora de telecomunicações para outras empresas, um dos temas do debate político que tem colocado a esquerda contra a Altice.

Mais uma resposta a António Costa: depois de o primeiro-ministro ter chamado "racista" a André Ventura, o candidato do PSD em Loures deixou a seguinte frase: "Faça-nos um favor a todos e, para não envergonhar a nossa democracia, vá de férias… para sempre!".

António Costa foi recebido ontem no Funchal por um grupo de lesados do Banif. E imediatamente desarmou qualquer protesto, com uma frase ao estilo taberna: "É um conjunto de pessoas honestas que fizeram confiança num sistema que as aldrabou".

É uma boa notícia para o Governo: a Procuradoria Geral da República considerou ilegal a greve de zelo dos enfermeiros especialistas em obstetríca. Mais: os profissionais que se recusem a executar tarefas "podem/devem ser responsabilizados disciplinarmente".

Os 18 polícias que foram acusados dos crimes de tortura e sequestro agravados por ódio e racismo continuam a exercer funções. E quatro estão na mesma esquadra. A notícia é do DN.

Um forte sismo seguido de um tsunami provocou esta madrugada a morte de duas pessoas em Kos, no mar Egeu. Há cerca de 120 feridos na Grécia e na Turquia. Os mortos são um turco e um sueco.

O.J. Simpson, um dos criminosos mais famosos dos Estados Unidos, vai sair da cadeia ao fim de nove anos. Naquele que foi considerado o julgamento do século, foi absolvido de uma acusação de duplo homicídio - mas mais tarde seria condenado por assalto à mão armada.

Chester Bennington, um dos vocalistas dos Linkin Park, foi encontrado morto em sua casa, em Los Angeles. Tudo indica que terá sido suicídio.

O Benfica venceu ontem o Betis por 2-1 e conquistou a Algarve Football Cup. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que Seferovic, que marcou dois golos, já mostrou que tem "instinto matador".

Chama-se Frederico Morais, mas podem tratá-lo por Kikas, ou simplesmente por "nota 10". Ontem, teve a melhor prestação de sempre de um surfista português numa etapa do Circuito Mundial. Como explica o Bruno Roseiro, ele passa desde novo temporadas no Havai e na Austrália, levou 28 pontos no maior susto no mar e acaba de abrir uma escola de surf que não é só uma escola de surf.


Os nossos Especiais

A Famalicão Made In é uma incubadora que já ajudou 87 novas empresas, que criaram mais de mil postos de trabalho, com muita tecnologia à mistura. A Cristiana Faria Moreira esteve lá e conta o que viu.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre a investigação especial do Observador à forma como atuam os caciques do PSD/Lisboa: "Elegemos representantes cujos primeiros compromissos não são com os cidadãos, mas com os caciques dos partidos. Vista de baixo, a democracia não é a participação de todos, mas a organização de alguns". E tem também um novo vídeo de opinião, sobre a polémica com Gentil Martins.

José Manuel Fernandes escreve "Quando o Parlamento não se dá ao respeito": "Esta semana não devia ter acontecido. Tudo foi mau de mais, sobretudo num Parlamento que não se ocupa de saber e conhecer, ouvir e investigar. Bem pelo contrário: ali só importa o que mostram as TV’s".

Miguel Tamen escreve "As qualidades das qualidades":"Uma acção generosa a que se chega depois de uma análise ponderada tem qualquer coisa de deliberado que a faz parecer-se com a avareza; e pensar em ter coragem é uma variedade de cobardia".

José Milhazes escreve sobre Putin: "O Presidente russo, Vladimir Putin, prendou-nos com uma “grande novidade”: afinal o czar Ivan não era Terrível e tudo não passou de mais um golpe de propaganda do Vaticano".


Notícias surpreendentes
A empresa portuguesa Levoo quer acabar com as filas para ir buscar comida aos restaurantes nos centros comerciais. Para isso, usa uma app e quiosques digitais. A Cristiana Faria Moreira conta os detalhes.

Paco Bandeira publicou um vídeo onde destrói 50 mil CDs seus com um cilindro. Segundo parece, é um protesto contra o download ilegal, contras as rádios que não passam música portuguesa e contra as Finanças. 

Já são conhecidas algumas fotografias do calendário Pirelli 2018. A inspiração deste ano é o País das Maravilhas e junta Naomi Campbell, Lupita Nyong’o e Puff Daddy, entre outros. Veja aqui algumas das imagens.

A National Geographic partilhou uma lista de 21 lugaresque a humanidade devia proteger. As fotografias são impressionantes.

Agora que já ficou bem informado, está preparado para mais uma sexta-feira. Ao longo do fim de semana, já sabe que pode ir sempre passando por aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário