sábado, 22 de julho de 2017

Manhã de sábado: Pedro Pinto cria grupo para democracia interna

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
O novo líder da Distrital de Lisboa do PSD vai criar um grupo de trabalho para repensar a democracia no partido, depois da reportagem do Observador. Miguel Poiares Maduro defende primárias alargadas.
Ricardo Salgado volta a culpar o Banco de Portugal e Passos Coelho pelo colapso do BES. E diz, em entrevista ao Dinheiro Vivo, que qualquer outro governo teria evitado o colapso do banco.
A lista dos 64 mortos do incêndio de Pedrógão Grande apresentada pelo Governo está incompleta, segundo o semanário Expresso. Uma vítima foi excluída por ter morrido atropelada quando fugia dos fogos.
O número dois do Governo, Augusto Santos Silva, disse em entrevista à RTP3 que compreende "muito bem a luta que está a ocorrer hoje na PT" e diz que o Governo está a aplicar a "legislação existente".
Militantes que nunca pagaram quotas e votaram sem saber em quem. Carrinhas a descarregar eleitores à porta do hotel. As tácticas dos caciques. E as manobras das fações rivais na guerra pelo PSD/Lisboa
O Observador filmou as eleições internas do PSD para mostrar o lado escondido dos partidos: as carrinhas de transporte de militantes, o controlo artificial das votações e a participação dos notáveis.
As práticas não distinguem PSD e PS. São assim há anos. Fichas falsificadas, listas manipuladas, chapeladas eleitorais e compra de votos. Saiba como uma dentadura virou os votos num bairro do Porto.
Como é que os caciques angariam votos? Como funciona a recolha dos militantes em carrinhas? E como é que os notáveis entram no processo? O Observador filmou as eleições do PSD/Lisboa e mostra tudo.
Três jornalistas e três câmaras, 379 mensagens trocadas no WhatsApp em 6 horas, três semanas a cruzar informações e a descodificar vídeos. Os detalhes sobre esta grande investigação do Observador.
Aos 90 anos, o único sobrevivente do Belenenses campeão nacional em 1946 respira futebol e fala de Di Stéfano, Peyroteo, Messi, Ronaldo, sem esquecer o melhor de todos: Coluna 

Comer/Ver/Fazer

A plataforma de vendas nasceu online, mas sai pela primeira vez à rua, em Portugal. No dia 23 de julho, Lisboa recebe a primeira de quatro edições do OLX Live Market, dedicada aos mais pequenos. 

Apenas dois anos depois do lançamento de "Splatoon" para a malfadada Wii U, chega-nos "Splatoon 2" para a Switch, a trazer o melhor e mais familiar "jogo de tiros" de sempre. 

Depois do sucesso da primeira edição em Portugal, o festival MIMO decidiu repetir a façanha. A partir desta sexta-feira, 21 de junho, Amarante volta a receber música, poesia e muitas ideias. 

Um filme passado na Inglaterra do século XIX, a terceira longa-metragem animada da série "Carros" e a superprodução de guerra "Dunkirk", são as escolhas desta semana de Eurico de Barros 

Começa esta quinta-feira a 10ª edição do Milhões de Festa, um festival que constrói um cartaz "desafiante, arriscado e de qualidade". O programador artístico fez-nos o balanço e deixou sugestões. 

Antes de lançar a primeira coleção, a Portuguese Makers convida todos os curiosos para uma semana de workshops, já em setembro. Da cerâmica à cortiça, o objetivo é promover a produção nacional. 

Após anos de abandono, o edifício do primeiro hotel de Amarante abriu como Des Arts - Hostel & Suites, pela mão da família de Teixeira de Pascoaes. Dormir na Casa de Pascoaes também já é possível. 

José Avillez e Diego Muñoz conheceram-se num estágio no elBulli, já lá vão uns anos. A amizade, que dura até hoje, resultou agora em sociedade, com a abertura da Cantina Peruana no Bairro do Avillez. 

Não é um restaurante. Também não é um bar, uma pista de dança ou um rooftop com uma piscina panorâmica. O Sud Lisboa, em particular o Sud Terrazza, é tudo isto e muitíssimo mais. 


Uma receita clássica, rápida e saborosa para toda a família. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Na sua página do Facebook, um comentador lembra-lhe educadamente que, além de outras interessantes peculiaridades “culturais”, os ciganos também acham a homossexualidade uma “anomalia”. Recue uma casa

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Todas as mulheres cristãs, sem necessidade do sacramento da Ordem, podem e devem ser, sejam leigas ou consagradas, solteiras ou casadas, apóstolas de apóstolos, como Maria Madalena.

Ruth Manus
Viajar toda hora só é uma sorte quando tais viagens são por turismo voluntário ou por outra razão mais nobre. Viajar por necessidade ou por imposição não tem lá muita graça.

Rui Ramos
Elegemos representantes cujos primeiros compromissos não são com os cidadãos, mas com os caciques dos partidos. Vista de baixo, a democracia não é a participação de todos, mas a organização de alguns.

José Manuel Fernandes
Esta semana não devia ter acontecido. Tudo foi mau de mais, sobretudo num Parlamento que não se ocupa de saber e conhecer, ouvir e investigar. Bem pelo contrário: ali só importa o que mostram as TV’s
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário