quarta-feira, 23 de agosto de 2017

360º - Angola vai ter eleições livres, justas e transparentes? E ainda: Marco Almeida, candidato a Sintra, no Carpool Autárquicas do Observador

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Ao fim de várias horas em tribunal, dois dos detidos em Barcelona ficaram em prisão preventiva, um permanecerá sob custódia policial durante 72 horas e um quarto foi libertado por falta de provas sólidas da sua eventual ligação aos atentados. Os suspeitos deram várias informações ao juiz sobre os seus planos:

  • A ideia inicial do atentado era atacar a Sagrada Família;
  • Os detidos apontaram o imã como o principal responsável pelos ataques;
  • Os suspeitos compraram facas e um machado minutos antes do ataque em Cambrils;
  • Os terroristas estavam a tentar fabricar peróxido de acetona, um explosivo usado pelo Estado Islâmico em ataques como os de Paris e Bruxelas.
Além da questão judicial, nos atentados em Barcelona sobra a política. Nas vésperas do referendo para a independência da Catalunha, a 1 de Outubro, a tensão aumenta:
  • Durante uma conferência de imprensa, o rosto da polícia catalã, Josep Lluís Trapero, levantou-se da sala depois de o questionarem sobre porque é que respondia a algumas perguntas em castelhano e a outras em catalão e despediu-se com a frase “Bueno pues molt bé, pues adiós” (“Bem então tudo bem, adeus”) - e tornou-se uma estrela das redes sociais;
  • O Parlamento catalão atribuiu uma condecoração aos Mossos d'Esquadra (que são a polícia da região) pelo trabalho na investigação, mas recusou fazer o mesmo à Guardia Civil e ao Cuerpo de Policía Nacional (que são estatais). Os sindicatos de polícia falam em atitude "miserável". 

Donald Trump esteve ontem à noite num comício com apoiantes e culpou mais uma vez a imprensa por ter distorcido as suas palavras sobre os acontecimentos em Charlottesville. Mas aproveitou o seu discurso para se concentrar principalmente no combate à imigração ilegal:
  • Ameaçou paralisar o governo se o Congresso não lhe der dinheiro para construir o muro com o México;
  • E admitiu perdoar o controverso ex-xerife Joe Arpaio, condenado por violar uma ordem do tribunal que o obrigava a parar de deter imigrantes que não fossem suspeitos de cometer crimes.
Entretanto, mais dois membros do establishment político criticaram Trump:


Informação relevante
Angola vota hoje para eleger o sucessor de José Eduardo dos Santos - mas as eleições vão ser livres, justas e transparentes? É complicado, como explica o José de Almeida Dias, depois de ter falado com várias pessoas no país: há vários tons nas respostas, mas ninguém responde sim de forma clara. Há quem esteja a tentar ajudar a pôr pressão sobre o regime: um ex-preso político, que fazia parte do grupo de Luaty Beirão, criou uma app que permite fazer denúncias de fraude de forma anónima.

O jornalista e ativista Rafael Marques fez uma denúncia concreta: os kits eleitorais estão a ser guardados nas residências de sobas ligados ao MPLA sem qualquer tipo de supervisão.

Marco Almeida é o mais recente candidato a entrar no Carpool Autárquicas do Observador. Entrevistado num carro pelas ruas de Sintra, o candidato independente apoiado pelo PSD critica a quantidade de dinheiro que a autarquia tem de parte ("O dinheiro no banco serve quem? Serve os banqueiros, não serve os sintrenses"), defende que o turismo tem de ser "disciplinado" e deixa uma sugestão sobre como lidar com a classe política: "Na Grécia Antiga, o político que não cumpria era afastado por dez anos da vida pública".

O "best of" em vídeo deste Carpool pode ser visto aqui.

Graça Fonseca, secretária de Estado da Modernização Administrativa, tornou-se ontem na primeira governante portuguesa a assumir a sua homossexualidade. Numa entrevista ao DN, considerou "importante" fazê-lo e defendeu que se trata de uma afirmação “completamente política”. Os jornais espanhóis também já pegaram no tema.

Os livros de exercícios para raparigas devem ser mais fáceis do que os dos rapazes? Dois manuais da Porto Editora lançaram a discussão.

Os fogos deste Verão provocaram a maior intervenção de sempre da Unidade Militar de Emergências espanhola em Portugal. São 551 militares, 128 veículos e 20 aeronaves, contabiliza o Público.

Este Verão, apenas quatro médicos aceitaram ir para o Algarve reforçar os hospitais. No ano passado, escreve o DN, tinham sido sete.

Já há mais um nome para a próxima Web Summit, que decorre em Lisboa entre 6 e 9 de novembro: o ex-Presidente francês François Hollande.

Foi um decisão em cima da hora: Marcellus Williams, condenado à pena de morte, ia ser executado ontem nos Estados Unidos quando o governador do Missouri decidiu travar tudo por causa de novas provas de ADN que podem ilibar o suspeito.

O mistério está definitivamente resolvido: o corpo sem cabeça e membros encontrado ontem corresponde mesmo à jornalista sueca desaparecida há vários dias após o naufrágio de um submarino construído por um excêntrico sobre o qual ela estava a escrever.


Os nossos Especiais

É uma app para encontros online - mas com calma.Quem usa a Appetence só pode ver o aspeto do outro depois de trocarem 100 mensagens. Como explica a Carolina Branco, é uma espécie de "anti-Tinder".


A nossa Opinião

José Manuel Fernandes tem uma nova opinião em vídeosobre a reação aos atentados em Barcelona: no combate ao fanatismo, "só uma política de tolerância zero pode ter algum sucesso".

Maria João Avillez escreve sobre os Açores: "E sobre isso, um véu de melancolia tão pesado e uma solidão tão desolada que moldaram os poetas, politicos e pintores que os Açores nos deram".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Economistas anónimos contra o politicamente correcto": "Os resultados que este estudo nos apresenta são, sem dúvida, muito interessantes e ajudam-nos a perceber melhor como o campo de jogo, muitas vezes, está minado contra as mulheres."

Maria João Marques escreve "Descansa em paz, Ocidente": "Vender princípios tem sempre um preço, como o terrorismo mostra. Vender os direitos das mulheres na Europa para agradar aos islâmicos tem um preço claro – e começa a ser pago em vidas de mulheres."


Notícias surpreendentes

Os nossos especialistas têm andado ocupados:
  • O Tiago Pereira ouviu o novo disco dos Grizzly Bear, dá-lhe quatro estrelas e conclui: valeu a pena esperar pelo novo "Painted Ruins". 
  • João Pedro Vala regressou ao último romance de Anatole France e dá-lhe quatro estrelas: "A Revolta dos Anjos" coloca em causa a natureza de Deus mas, ao mesmo tempo, levanta "um problema político, muito maior do que o religioso". 
  • Rui Craveirinha, da Rubber Chicken, já testou o novo jogo “Hellblade: Senua’s Sacrifice” e dá-lhe quatro estrelas: "Está quase nos píncaros do que melhor se faz no meio, mas acaba preso algures no limbo entre o inferno e o céu".

Depois do disco, o coffee table book: Beyoncé lançou "How To Make Lemonade", com fotografias de bastidores, colagens e outros detalhes inéditos para os fãs.

Douradas, prateadas, com palmeiras ou em forma de coração: as argolas regressaram em força, garante a Ana Dias Ferreira. As fotos confirmam.

Qual é a média de relações sexuais para cada idade? Um estudo de investigadores argentinos dá os números.
Um último alerta: aqui no Observador vamos estar, ao longo do dia, atentos ao que se passa nas eleições angolanas.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário