quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Livro p’ró menino e pr’á menina? Porto Editora acusada de fomentar a discriminação de género

Um é azul, o outro cor-de-rosa. Para não haver confusões. Mas a inovação deste livro de exercícios (ou retrocesso, como muitos lhe apontam) não foi bem recebida, pois sugere que as meninas são mais limitadas.
A Porto Editora lançou livros de exercícios destinados a meninos e a meninas dos 4 aos 6 anos, em livros distintos. A polémica estalou nas redes sociais e prosseguiu para a comunicação social com a análise dos especialistas.
Teresa Vasconcelos, que participou na implementação da rede pública de pré-escolar entre 1996 e 1999, diz à SIC Notícias que estes livros representam um retrocesso e lembra que as crianças, nesta fase, “estão a aprender a sua identidade enquanto menina ou menino”.
A mesma opinião tem o psicólogo Mauro Paulino, segundo o qual “parece que todos os rapazes têm de gostar do mesmo tipo de actividades, todas as raparigas têm de gostar do mesmo tipo de actividades e não há uma inclusão das matérias em termos de igualdade”.
A Porto Editora já veio dizer que a diferença é, sobretudo, a aparência: “o que muda é a parte visual e estética”, garante ao “Expresso”.
Mas essa não parece ser a opinião de quem folheia os livros, onde a complexidade dos exercícios também parece diferir entre os que são dedicados às meninas e os dirigidos aos meninos. “No conjunto das 62 actividades propostas, existem seis cuja resolução é mais difícil no livro dos rapazes e três que apresentam um grau de dificuldade superior no das meninas”, escreve o “Público”.

O jornal refere ainda que a maior parte das actividades é ilustrada com recurso a “velhos estereótipos”, com meninos a brincar com carrinhos e futebol e meninas a ajudar as mães e no ballet.
Mas a editora reage: “Em ambas as edições são trabalhadas as mesmas competências, na mesma sequência e com exercícios semelhantes. A diferença está na ilustração e na abordagem artística que as diferentes ilustradoras fizeram”, afirma ao “Público” a responsável pelas publicações infanto-juvenis da Porto Editora, Susana Baptista.
Na resposta a este jornal, a mesma responsável justifica os dois blocos diferenciados com o “grande sucesso” das publicações.
rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário