sábado, 16 de setembro de 2017

Dívida portuguesa já não é ‘lixo’


O ministro das Finanças, Mário Centeno, qualifica como “absolutamente extraordinária” a notícia de que a agência de ‘rating’ Standard and Poor’s tirou Portugal do nível considerado como “lixo”. O primeiro-ministro, António Costa, por seu lado, diz que se trata de “uma boa notícia”, a qual indica estar o país “no trajecto certo”.

A oposição de direita também se mostra satisfeita pela notícia e chama para si alguns dos louros. Assunção Cristas diz que “o trabalho que o CDS e o PSD fizeram no Governo contribuíram em muito” para esta decisão e Passos Coelho vai mais longe e diz que, se não tivesse havido mudança de Governo, o ‘rating’ teria subido mais cedo.

À esquerda as reacções são menos entusiastas. Catarina Martins, do Bloco, refere que “não são as agências de rating que vão resolver os problemas do país”, embora admita que “qualquer alívio sobre a pressão da dívida seja importante”. Já o PCP, através de Jerónimo de Sousa, desvaloriza totalmente esta decisão, tendo em conta “a natureza destas agências”, e diz que o que o caminho tem de ser de “afirmação nacional e de contarmos com as nossas próprias forças”.

A agência justificou a elevação do ‘rating’ da dívida portuguesa de ‘BB+’ para ‘BBB-‘, um primeiro nível de investimento, entre outras razões, pelo aumento do crescimento económico de Portugal acima do esperado, a diminuição do défice e a queda da taxa de desemprego.

Fonte: O Algarve

Nenhum comentário:

Postar um comentário