sábado, 16 de setembro de 2017

Manhã de sábado: Ex-gestor da PT arrasa teses de Sócrates e Salgado

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Jorge Tomé, representante da CGD na PT, ponderou o apoio à OPA da Sonae, foi contra a compra da Oi e diz que os investimentos em dívida do GES violaram os regulamentos da PT. As revelações à Justiça.
A agência S&P decidiu atribuir um "rating" de investimento a Portugal. A S&P, a quem Passos suspendeu o contrato em 2013, torna-se, agora, a primeira grande agência a tirar dívida do "lixo".
O que é que muda para Portugal com esta decisão da S&P, a primeira das três grandes agências de notação a recolocar a dívida nacional em grau de investimento de qualidade?
Rui Moreira aproveitou a boleia do Observador e negou as acusações dos rivais: questiona Pizarro, diz não conhecer Álvaro Almeida e classifica o caso Selminho de "campanha suja e chacota política".
Um jovem de 18 anos foi detido por suspeitas de ligação ao atentado no metro de Londres. Informação foi confirmada à BBC pela polícia de Kent.
Os enfermeiros serão os mais beneficiados com o descongelamento das carreiras que arranca em 2018, afirma António Costa. Em entrevista ao DN garante ainda que não haverá aumento da carga fiscal.
Jornal Expresso teve acesso a documento que pretendia alterar e reforçar segurança nos paióis de Tancos. O despacho foi feito há um ano pelo chefe do Estado-Maior do Exército, mas nunca foi assinado.
O "Jornal de Notícias" garante que muitos dos proprietários afetados estão descontentes com projetos de reconstrução. Em causa estão a redução da áreas da habitações e o derrube de paredes de xisto.
Professores do quadro que se sentiram lesados com a sua colocação este ano vão ter novo concurso de mobilidade interna em 2018 para se poderem aproximar da área de residência.
Houve mais portugueses, mais jovens e mais filas (muitas) no primeiro dia da 5ª edição do Caixa Alfama. Marina Mota mostrou o fado tradicional e bairrista e António Zambujo foi o namoradeiro habitual.
Um reforço da cobertura do SIRESP, a ampliação do projeto de georreferenciação, para uma localização exata das ocorrências, constam das Grandes Opções do Plano do Governo. 

Comer/Ver/Fazer

Festival de cinema gay de Lisboa arranca nesta sexta-feira, no Cinema São Jorge. André Téchiné, João Pedro Rodrigues, Bruce LaBruce e Shu Lea Cheang são alguns dos realizadores em destaque. 

Nestas taças, cabe tudo. A moda das "bowls" junta comida saudável e montes de potencial fotográfico na mesma receita e há cada vez mais sítios onde pode mergulhar a colher e prová-las. 

Um dos jogos online mais antecipados do ano já chegou às consolas. "Destiny 2", a sequela do jogo de sucesso da Bungie, já conta com milhares de jogadores envolvidos na guerra das estrelas. 

O terceiro “Orelha Negra” (2017) não é um álbum simples de ouvir, mas foi feito para ser assim mesmo. A banda ajudou-nos a desmontar o disco e explicou por que é que demorou um ano e meio a sair. 

No Jardim Municipal de Oeiras ultimam-se os preparativos para acolher, a partir de sexta-feira, a segunda edição do festival Iminente, que junta música e arte urbana. 

Depois da minissérie de 1990 com Tim Curry, o monstro cósmico do livro de Stephen King que se manifesta sob a forma de um palhaço chega ao cinema em "It". Eurico de Barros dá-lhe três estrelas 

O novo bar do Cais do Sodré tem música a partir das seis da tarde, curadoria de Vhils e uma carta de cocktails que não acaba. Chama-se Stupido 1/1 e é onde a noite começa mais cedo. 

Velhas e novas gerações, compradores de legumes e apreciadores de sushi vão encontrar-se, a partir desta quarta-feira, no renovado Mercado Beira-Rio, em Gaia. O espaço tem capacidade para 522 lugares. 

Batizado em honra do monumento de Évora que se vê do jardim, o M'AR de AR Aqueduto tem um pé no passado e outro no presente. Este verão com uma novidade: um "bistro" de petiscos alentejanos. 


A combinação perfeita entre a massa com a história mais romântica de sempre e um molho dos deuses. 

Opinião

Alberto Gonçalves
O que “Tony” Carreira fez foi adoptar uma vetusta e digníssima tradição nacional: ir buscar entulho lá fora, temperá-lo ao jeito indígena e servir o prato requentado ao público dito alvo.

Rui Ramos
A Europa não vai mudar com Juncker: já mudou, e profundamente. Para os portugueses, a mensagem é clara: uma Europa sem Portugal é perfeitamente imaginável. 

Helena Garrido
O homem que calculou o verdeiro défice público grego foi condenado a dois anos de pena suspensa. Um caso revelador das fragilidades da construção europeia. A independência passa a exigir heróis.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
As empresas, na sua publicidade, têm que ser verdadeiras e respeitadoras da cultura nacional, em todos os seus valores, também os religiosos.

Filipe Oliveira
O atual Ministério da Educação parece empenhado em romper drasticamente com o rumo de sucesso tão firmemente mantido pela mão de governantes dos mais diversos estilos e cores políticas.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário