quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Rui Rio preparado. Os 13 mistérios de Tancos. Nascimentos a cair

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Bom dia!
Aqui estão as notícias desta noite - hoje sem Trump :)

A Arábia Saudita deu um passo para sair do século XIX: anunciou que vai permitir que as mulheres conduzam automóveis. Mas a medida não terá efeitos práticos já: é que o reino diz ainda não ter prontas as infra-estruturas para ensinar as futuras automobilistas.
A polícia catalã recebeu ordens da justiça: é preciso encerrar todos os locais de voto para o referendo sobre a independência. Mais: a procuradoria-geral diz que a polícia deve impedir uma votação na rua e recolher todo o material da consulta.Quem desobedeça está avisado das consequências.
O Twitter vai duplicar os caracteres, permitindo publicações com 280 caracteres. A ideia é fazer um teste, que exclui algumas línguas. Em chinês, japonês e coreano escrever-se mais em menos espaço. 
O FC Porto marcou a triplicar. Na deslocação ao Mónaco, Sérgio Conceição mudou a táctica e Aboubakar deu voz à revolta portista. O resultado foi tão bom como na final de Gelsenkirchen. Precisamente na Alemanha, Ronaldo (again and again) foi a Dortmund fazer dois golos e dar a vitória ao Real Madrid. E vão 400 jogos, com 411 golos marcados.

No Público hoje

A manchete de hoje é sobre o futuro do PSD: eu e a Sónia Sapage contamos-lhe que Rui Rio tenta juntar os críticos para ser o único adversário de Passos. O ex-autarca do Porto tem tudo pronto para desafiar a liderança, mas deixará a noite das autárquicas para ouvir Passos. Sem fé num resultado que salve a honra do convento, o partido já só fala do day after.
Ontem, o dia de campanha acabou com um ataque de Costa ("a oposição que fique onde se quis colocar, no passado") e com uma pequena ajuda de Catarina. Mas Passos também ouviu o que quis (“Aqui não manda o rio”). Cristas foi Metro, de olhos postos num aeroporto diferente. Se este foi o dia dos líderes, também passámos pela campanha de Lisboa ("vai um panfleto?") e de Matosinhos ("a cruzinha é na anémona"). Vai bonita a festa, não é?
Talvez não. Para Marcelo sobrou uma polémica: um candidato a Cascais apresentou queixa na CNE por "falta de neutralidade do Presidente". Para Moreira há mais uma má sondagem (empate com Pizarro, diz a RTP). E para Medina há mais uma má notícia: as ciclovias precisam de obras.
Olhando para os desafios dos autarcas, este é o nosso tema do dia: vamos ter que aprender a conviver melhor com a diversidade. Como diz o Samuel Silva, a chegada de estrangeiros com maior poder económico é um desafio à coesão; o desemprego crónico e envelhecimento vão implicar uma nova atenção das autarquias às políticas sociais.
Saindo das autárquicas, eis outros temas que marcarão a actualidade:
Este ano estão a nascer menos cinco bebés por diaÉ a primeira queda desde 2014.
Voltaram os livros para meninos e para meninas. A Porto Editora concluiu que está "provada a não discriminação" e devolveu as obras às estantes das livrarias.
Os serviços da Saúde convidaram precários a rescindir. Mas prometem que os voltam a contratar em Outubro (aqui há gato, não?). Sobre aqueles que passarão para os quadros do Estado, o PS está à espera das Finanças para avançar nas remunerações.
Outra dúvida que continua sem resposta do Governoquem reclamou, paga já adicional do IMI?
E um impasse que não se desfazo aumento pedido pelos enfermeiros é "incomportável", diz o ministro.
Na Justiça, António Costa travou uma investigação a sorte das secretas foi o "segredo de Estado". E Miguel Macedo viu um ex-colega apontar-lhe o dedo (no caso dos vistos Gold, houve cunha, disse Núncio).
A propósito de vistos, anote a manchete do DN de hoje: Portugal pode ser uma nova rota no tráfico de crianças africanas.
E anote o que disse o primeiro-ministro ao Correio da ManhãConstança Urbano de Sousa pôs lugar à disposição, mas Costa recusou. Já que falamos de ministros contestados, passe ao ponto seguinte.

Paragem obrigatória

(nas leituras mais desenvolvidas da nossa edição de hoje)
1. Os 13 mistérios de Tancos. Três meses passaram sobre o furto (terá mesmo sido um roubo?). E continuamos sem saber o que se passou a 27 de Junho (foi mesmo nessa data?), sequer o que realmente desapareceu, quem eram os responsáveis pela segurança, quem sabia que os paióis estavam desprotegidos ou que pistas há sobre o material de guerra. O Luciano pegou neste novo 'fenómeno do Entroncamento' e deu-nos as respostas possíveis, horas depois de Azeredo Lopes terexigido ao Expresso que publique o relatório que o voltou a pôr em causa. Ele que passou a ser o ministro mais desprotegido da geringonça.
2. A Europa em Marcha do Presidente francês. Emmanuel Macron disparou em todas as direcções para apresentar a sua ideia da Europa daqui a 10 anos. A prioridade é a segurança e defesa. A reforma do euro também lá está, ainda que sem novidades, explica a Teresa de Sousa.
3. Um monstro contra a indiferença sobe ao palco. Um projecto artístico e social de Jonathan Dove, O Monstro no Labirinto, estreia-se hoje na Gulbenkian. Partindo do mito do Minotauro, diz-nos o Pedro Boléo, esta ópera é também uma reflexão sobre todas as formas de ditadura
4. Os cozinheiros andam a brincar com o fogo. É assim desde que o Homem começou a cozinhar os alimentos. “Esta relação com o fogo é a base de tudo”, diz João Rodrigues, chef do restaurante Feitoria, em Lisboa. “Uma das coisas que mais gosto e tento preservar na minha cozinha é o produto quase sem alteração e o fogo. Dá um lado humano". João foi o mais recente chef convidado por Ljubomir Stanisic para dançar à volta da fogueira no seu Food Club do hotel Sublime Comporta. A Alexandra Prado Coelho falou com ele, horas antes do início do jantar. A Sibila Lund dá-nos a imagem.

O dia à nossa frente

Por cá, abre o miradouro da Ponte 25 de Abril, que já tivemos o prazer (e a vertigem) de ir visitar. Com a campanha na recta final, o Governo recebe os sindicatos da PT e Meo, para discutir os polémicos processos de reestruturação da empresa, mas também o sindicato dos enfermeiros, por causa da revisão das carreiras.
Lá por fora, Rajoy está no Parlamento a discutir o referendo catalão, enquanto o Governo francês apresenta o Orçamento para 2018 e Donald Trump revela o seu plano de reforma fiscal - reduzindo os impostos para empresas e para os mais ricos. À noite, há jogo grande em Alvalade: o Sporting recebe o Barcelona de Messi, que Jesus diz ser "um extraterrestre".

Sem saber quem brilhará mais, o que lhe posso deixar é este vídeo de uma aurora vista do espaço. Isto sim, é de uma beleza fora deste mundo.
Despeço-me com um sorriso e algum optimismo.
Nós ficaremos por aqui, sempre a actualizar as notícias.
Tenha um dia feliz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário