sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Megatech inaugura nova unidade fabril PTE é eixo de desenvolvimento económico





O “PTE-D 2030 - Pacto Territorial para o Emprego e Desenvolvimento da Marinha Grande” foi defendido esta sexta-feira, 24 de novembro, pela presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, como eixo estratégico para a economia do concelho.

A presidente considera que é “importante continuarmos a apostar no PTE-D 2030 e apontarmos as nossas preocupações e empenho no desenvolvimento de parcerias para progredirmos no futuro”.

O PTE-D 2030 assume-se como uma orientação estratégica de médio e longo prazo, para o desenvolvimento da Marinha Grande, que tem como principais objetivos: promover a competitividade e inovação dos setores industriais mais dinâmicos; alargar a cadeia de valor associada às indústrias locais, nomeadamente, engineering & tooling (moldes e plásticos), vidro (em particular o de embalagem), entre outras; reforçar e valorizar o potencial do sistema local de inovação; fomentar a capacidade de iniciativa empresarial local; valorizar as qualificações dos recursos humanos; e promover a imagem do concelho, no sentido de atrair o investimento externo.

Nesse sentido, Cidália Ferreira entende que “o Município tem de abrir as portas a todas as empresas e ter a capacidade de ir acompanhando o desenvolvimento, no interesse daquilo que são as áreas empresarial e de formação”.

Estas declarações foram defendidas por Cidália Ferreira durante a visita às novas instalações da Megatech Industries Ltda, localizadas na Zona Industrial da Moita, no concelho da Marinha Grande.

Na inauguração da nova linha de produção da empresa e da reformulação da linha já existente, a presidente salientou que “o crescimento desta empresa denota o que é o nosso ADN enquanto concelho industrial, enquanto valor para o País e aquilo que temos em qualidade humana e de serviços tecnológicos”.

Parabenizando os diretores e seus colaboradores por esta etapa, Cidália Ferreira enalteceu “o quanto a empresa é essencial ao nosso concelho, como todas as outras, e manifesta a pujança deste território em termos do desenvolvimento industrial e da capacidade produtiva, humana e tecnológica”.

Durante a visita às novas instalações, onde a Megatech da Marinha Grande investiu cerca de 7 milhões de euros, comparticipados pelo Programa Portugal 2020, na remodelação da linha anteriormente existente e na construção de um novo pavilhão com cerca de 3000 m2, o diretor Fernando Gaspar deu conta da perspetiva de crescimento.

A empresa de plásticos trabalha para o setor automóvel, produzindo revestimentos interiores e exteriores, revestimentos do porta-malas, bancos e/ou assentos, módulos e consolas, engenharia e técnica.

Apesar de trabalhar para grandes marcas, como BMW, Audi, Bentley ou Porsche, a produção de todas as componentes para a mala do veículo T-Roc, da Volkswagen, garante uma perspetiva de crescimento da empresa que exporta atualmente cerca de 70% da sua produção e que passará a fornecer o mercado nacional em cerca de 70% em 2018, através da Autoeuropa, invertendo assim a atual percentagem de destino da sua fabricação.

Em 2017 estima faturar 5,5 milhões, em 2018, 7 milhões, em 2019, 14 milhões e em 2020 prevê atingir 20 milhões. Este crescimento de faturação é estimado na sequência dos recentes investimentos para aumentar a capacidade produtiva da empresa.

A Megatech Marinha Grande adquiriu a Fatraplás em 2011, que tinha 35 colaboradores. Atualmente, tem 110 funcionários, com perspetiva de crescimento.

A inauguração contou também com a presença de Maximilian Gessler, presidente da Megatech Industries, e com representantes do Ministério da Economia e entidades regionais. 

Além da fábrica da Marinha Grande, o grupo Megatech Industries está presente em Alemanha, Áustria, Espanha, França, Liechtenstein, Polônia, República Checa, Roménia, Brasil e Índia, empregando em todo o mundo 3750 trabalhadores e faturando 437 milhões ao ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário