O Agrupamento de Escolas, a Câmara Municipal e a CPCJ vão este ano celebrar o Natal
com uma festa conjunta na qual todos são convidados a participar. No dia 07 de Dezembro (5ª feira), o recinto da Escola Secundária Dr.ª Maria Cândida vai encher-se com alunos, professores, auxiliares de ação educativa, familiares e amigos…

Nesse dia, o que se pretende, é que toda a escola viva esta época do Natal. Por isso, nos diferentes espaços exteriores escola todos poderão encontrar: decorações de Natal; uma instalação intitulada: "Paz"; presépio; uma exposição subordinada ao tema “Os valores humanos”;carrossel, pipocas & algodão doce; um insuflável; Olhó passarinho: um spot de fotografias para mais tarde recordar…
As atividades não poderiam ser mais diversificadas: circo (de manhã: jardins de Infância e IPSS; de tarde: 1º e 2º CEB; à noite: 3º CEB e ensino secundário), música, dança & teatro, dentro da tenda de circo e no recinto – Street Buskers; mercadinhos (tendinhas/palheiros) com doces & bolinhos; sopas, salgados & bebidas; porco no espeto & pão com chouriça; prendinhas de Natal; feira de minerais; Fitness for Christmas*, ciclo turismo: Pai Natal de bicicleta*, jogo de hóquei de pais Natal*, (aula aberta de) ioga*; ciências & experiências/ jogos de cálculo; À conversa com… Prof. Dr. Luís Lavrador – workshop sobre “Lanches saudáveis, crianças felizes” (17:00)*; À conversa com … Dr. José Augusto Matos, FIUSA- UA e prof. Carlos Seabra, “Observando o sol… / Observando o céu noturno” (tarde e noite); À conversa com… Dra. Betina Lopes – Breve história do conglomerado de Mira (tarde); outras exposições (A Europa na escola; …); sala sensorial: Toca, sente e descobre o Natal; Robótica educativa – a hora do código; …
Sob o mote “Uma escola de valor(es)”, esta festa pretende envolver toda a comunidade educativa numa iniciativa que se pretende marcante e desafiadora, pois pretende-se dar destaque aos valores humanos que nos aproximam e nos dão a energia diária para enfrentarmos a vida sempre com muito otimismo e perseverança. Neste sentido, os alunos do 2º ciclo da EB2 de Mira, estão a promover uma campanha de solidariedade de recolha de bens alimentares (arroz, massas, leite, enlatados) e de brinquedos usados (com especial incidência nos jogos pedagógico-didáticos – jogos de associação, encaixe, etc.) para posteriormente entregar os bens recolhidos a famílias (os alimentos) e a uma instituição de
solidariedade social (os brinquedos).

“Mãos solidárias” é, pois, um pequeno grande projeto que parte dos alunos mais novos, mas que quer, através da generosidade, chegar a quem tem muito pouco e precisa sempre da atenção e do carinho dos corações que não se acomodam e procuram constantemente semear pequenas alegrias nos outros.
Todos serão desafiados a participar nesta angariação, na medida daquilo que cada um pode trazer. No dia 07, os alunos dinamizadores e os professores responsáveis lá se encontrarão para o “olá” e o “obrigado”, para que se viva e experimente a recompensa da proximidade.
A comunidade escolar conta com...  TODOS!
Apareça, experimente, jogue, converse, doe e… viva com eles este grande dia!
NOTA: *atividade que carece de pré-inscrição (ou no placard da sala de alunos da escola secundária;
ou junto do prof. titular/DT)