sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Presépio com figuras em tamanho real regressa às ruas da vila medieval de Monsaraz




















O Presépio de rua com figuras em tamanho real vai ser inaugurado no dia 1 de dezembro, às 11h30, junto à Porta da Vila de Monsaraz. Este projeto concebido há 18 anos pela escultora Teresa Martins apresenta 46 figuras em tamanho real que vão estar dispersas pelas ruas da vila medieval até ao dia 6 de janeiro de 2018.

As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite, propondo um passeio agradável pelas ruas de Monsaraz. Quem visitar a vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo.

Para além do Presépio, Monsaraz terá uma mostra de artesanato e de produtos regionais nos feriados e fins-de-semana até 17 de dezembro, uma iniciativa que está integrada na programação do Natal das Freguesias. O tradicional Cante ao Menino vai decorrer no dia 23 de dezembro, às 17h, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Orquestra da Sociedade Musical Santa Cecília, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, também com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de janeiro, a partir das 19h, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de dezembro, às 13h, a Festa de Natal – Seniores da Freguesia, nos dias 13 e 14 de dezembro as festas de Natal nos estabelecimentos de ensino do pré-escolar e do 1º ciclo, e nos dias 20 e 21 de dezembro haverá Magia de Natal nos Lares da Freguesia. O Cante ao Menino, com o grupo Canta’raz, decorre no dia 26 de dezembro na Igreja de Nossa Senhora da Caridade, no dia 28 de dezembro na Igreja de Perolivas e no dia seguinte na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz, sempre às 19h.

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de dezembro, às 14h30, será inaugurado o Presépio de rua e a Exposição de Presépios na Casa do Barro. No dia 3 de dezembro, também às 14h30, atua a Escola de Música da Sociedade Filarmónica Corvalense no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Rosário, e no dia 16 de dezembro, pelas 16h30, na Sociedade União e Progresso Aldematense, realiza-se o Concerto de Natal com a Banda e o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense.

Este coro de S. Pedro do Corval atua também no dia 17 de dezembro, às 14h30, no Centro Social e Paroquial Nossa Senhora do Rosário e pelas 16h na Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Santo António do Baldio. No dia 23 de dezembro, às 16h, o Coro Polifónico da Sociedade Filarmónica Corvalense vai ainda cantar na Igreja de S. Pedro do Corval.

O Natal das Freguesias integra também Presépios de rua com as figuras da Sagrada Família em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada, que vão estar patentes entre 8 de dezembro e 6 de janeiro. O Cante ao Menino decorre no dia 8 de dezembro, com início às 18h em Campinho, seguindo depois para S. Marcos do Campo e Cumeada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário