domingo, 31 de dezembro de 2017

Guterres deixa apelo à união. “Desafios são globais mas as pessoas estão viradas para si mesmas”

Secretário-geral das Nações Unidas alerta para os novos perigos que emergiram e deixa um caminho aos líderes mundiais.
Resultado de imagem para Guterres deixa apelo à união. “Desafios são globais mas as pessoas estão viradas para si mesmas”
Depois do apelo à paz, o alerta à união marca a mensagem de Ano Novo do secretário-geral das Nações Unidas para 2018.
"Vou emitir um alerta ao mundo. Os conflitos aprofundaram-se e novos perigos emergiram", começa por dizer António Guterres, que na sua mensagem vídeo os descreve: a ansiedade global relacionada com as armas nucleares; as alterações climáticas avançam rapidamente; as desigualdades acentuam-se; violações horríveis de direitos humanos; e o aumento dos nacionalismos e da xenofobia.
"Somemos isto tudo e estamos perante o paradoxo da nossa era: os desafios tornam-se globais mas as pessoas estão cada vez mais viradas para si mesmas. Ao começarmos 2018, apelo à união", diz António Guterres.
E como tornar o mundo mais seguro e superar ódios? "Estreitem laços. Lancem pontes. Reconstruam a confiança reunindo as pessoas em torno de objectivos comuns. A união é o caminho. O nosso futuro depende dela".
"Mas só poderemos fazê-lo em conjunto", sublinha, no que poderá vir a ser entendido como um recado ao Presidente dos EUA, Donald Trump, apesar do apelo a um novo compromisso não nomear ninguém.
"Desejo a todos paz e saúde em 2018", termina.
Fonte: RR

Nenhum comentário:

Postar um comentário