quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

360º - As omissões, erros e enganos que os partidos fizeram sobre a lei que Marcelo vetou; o Benfica-Sporting que vai marcar o dia; e o botão de Trump

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Marcelo confirmou o veto mais esperado e inevitável da política nacional: o Presidente devolveu a nova lei do financiamento dos partidos ao Parlamento. Curta e direta, a nota publicada no site da Presidência justifica o veto com a "ausência de fundamentação publicamente escrutinável quanto à mudança introduzida no modo do funcionamento dos partidos políticos". Depois do primeiro aviso presidencial, os partidos nada fizeram sobre a lei que aprovaram às escondidas. Agora dificilmente manterão as posições iniciais e desafiarão Marcelo.

De entre os partidos, só o CDS já reagiu. Dizendo que o veto era "esperado, inevitável e exigível"Ribeiro e Castrochamou-lhe "As leis do quarto escuro", num artigo para o Observador.

Desde o início que os partidos se uniram para aprovar  socapa e sem qualquer transparência uma lei em causa própria, que só teve os votos contra do CDS e do PAN. As cortinas de fumo mantiveram-se mesmo depois da polémica ter estalado: nas justificações dos vários dirigentes continuaram as omissões, os erros e os enganos. Confira as confusões que os partidos fizeram (ou queriam que fizéssemos) sobre a lei que agora Marcelo vetou.

Um dos problemas para se chegar aqui são as contas dos partidos. É que só o PCP tem receitas de milhões. De resto, PS e CDS estão tecnicamente falidos, o PSD tem vindo a perder dinheiro e o BE é o que tem um passivo menor

Além do veto de Marcelo, hoje só se vai falar de futebol e de dérbiO Benfica-Sporting foi considerado um jogo de alto risco pela PSP, que no entanto desvalorizou o facto de Bruno de Carvalho ter decidido liderar o grupo de adeptos que se vai deslocar a pé sob escolta policial até ao estádio da Luz e de o presidente leonino se ir sentar no meio das claques. Na antevisão do jogo, houve bicadas dos treinadores sobre as últimas polémicas fora de campo: Jorge Jesus disse que não recebe emails e Rui Vitória queixou-se de ataques ao coração do Benfica.

Dos jornais desta manhã, destaque para o aumento dos benefícios fiscais dados pelo Ministério das Finanças, que, diz o CM, subiram 32%: só a Câmara de Lisboa, o Grupo EDP e TAP totalizam 105 milhões; para a intenção do Governo em penalizar os médicos internos que deixem o interiorarriscam três anos fora do SNS, de acordo com o Público; e para os cortes que as escolas estão a fazer no aquecimento para pagar as outras contas: segundo denúncias de diretores ao DN.  

Há ainda outra notícia envolvendo Marcelo: a do choque à investigação da PJ ao padre a quem já prefaciou um livro, e que é suspeito de roubar arte sacra. O Presidente confessou a sua surpresa ao Público.


Outra informação importante 
As tensões internacionais crescem entre EUA e Coreia do Norte, Médio Oriente e Irão: 

"O meu botão nuclear é maior e mais poderoso do que o dele". A resposta de Donald Trump a Kim Jong-un foi feita neste tom de medição de poderio nuclear e agravou a tensão entre os dois países. Ontem a embaixadora norte-americana nas Nações Unidas já tinha feito questão de sublinhar que os Estados Unidos nunca aceitarão uma Coreia do Norte com armas nucleares

Trump atacou também a Palestinaameaçando cortar toda a ajuda financeira de "MILHÕES DE DÓLARES" (as maiúsculas são dele na série de tweets sobre o assunto) por os palestinianos não negociarem um tratado de paz com Israel, nem terem "estima e respeito" pelos EUA.


Ainda lá fora, nota para o grave acidente que fez já 48 mortos no PeruUm autocarro despenhou-se por uma ravina de 200 metros, na "curva do Diabo".

Por cá, Santana Lopes formalizou ontem a sua candidatura ao PSD com uma colagem a Marcelo: disse que apoiaria a recandidatura do Presidente. O Rui Pedro Antunes leu a moção estratégica para perceber também as ideias com que Santana quer vencer Rui Rio.

Já se sabem também quais as 22 lojas que os CTT vão fecharEstão distribuídas por 10 concelhos do país e estão a causar protestos dos vários autarcas.

Outro negócio nas notícias: a da venda das revistas da Impresa de Pinto Balsemão à Trust in News de Luís Delgadoficou concluída por, segundo os lados envolvidos, uns inesperados 10,2 milhões de euros

Abrigue-se: as próximas semanas vão ser críticas para a epidemia de gripe deste ano. O alerta é da DGS quando a meteorologia prevê uma queda de 10 graus nas temperaturas para este fim de semana.

O dia de ontem ficou marcado pela morte da atriz Guida MariaPode recordá-la nestes cinco episódios que lhe marcaram a vida, em 13 fotos raras ou neste vídeo que resume a sua carreira. Também morreu Maria Teresa Ramalho (Tareka)

Os nossos especiais

Já é dia 3, mas ainda vou a tempo de chamar a atenção para algumas previsões para 2018 que publicámos no fim de semana. Como os 10 temas que vão fazer mexer a economiaos riscos por detrás do otimismo económico; ou as 7 pedras que podem encravar a "geringonça".


A nossa opinião

  • Maria João Avillez escreve sobre Marcelo e Costa: "Foi Marcelo quem sinalizou a passagem à nova qualidade de vigilante: acção governativa com medidas calendarizadas, contas certas, respostas em tempo. Nova vida para um governo em máxima fragilização".
  • Maria João Marques escreve sobre as restrições estatais ao consumo de açúcar, sal e outras que tais. "O Estado que oferece minhocas aos alunos ao seu cuidado é o Estado que não deixa os consumidores ingerirem mais do que uns poucochinhos gramas de açúcar com o café, nem sal com a comida no restaurante".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve um mea culpa sobre o aumento do salário mínimo. "Para todos os efeitos relevantes no debate público, enganei-me. O desemprego desceu bastante, a redução do peso dos salários no rendimento nacional foi estancada. Ainda bem que não me deram ouvidos".
Notícias surpreendentes
Portugal continua na moda em 2018. O nosso país foi eleito pela CNN como o melhor refúgio da Europa para reformados (e o sétimo do mundo); e a Monocle considerou que a TAP é a companhia aérea com a tripulação mais bonita.

A fasquia para uma calamidade causada pelo aquecimento global foi colocada numa subida de dois graus. Mas a maioria dos estudos já aponta para que até 2100 a temperatura suba três. E isso fará desaparecer cidades inteiras, como Xangai, Osaka ou Alexandria: Lisboa não consta do mapa interativo feito pelo The Guardian.

Por falar em mapas, foi finalmente construído um feito há 400 anosSão 60 folhas em que o cartógrafo italiano Urbano Monte desenhou um mapa-mundi gigantesco como o via em 1587. Agora a universidade de Stanford uniu-o finalmente: há pormenores corretíssimos, outros absolutamente fantásticos.

Ainda mapas, mas este é um testeprecisa de descobrir como três esquilos encontram a bolota dourada escondida pelo seu líder. É preciso lógica e raciocínio matemático.

Acabo como quase sempre como fotos magníficasEstas são mais 15 das finalistas do grande concurso da Sony, candidatas a ganhar 25 mil dólares. Bem merecem.

O dia (ou melhor, a noite) vai ficar marcado pelo futebolObservador terá tudo sobre o escaldante Benfica-Sporting de mais logo. Mas até lá não lhe faltarão notícias 

Uma boa quarta-feira (e não, não lhe revelo os meus desejos para o resultado do dérbi: digamos apenas que estou dividida)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário