quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Os processos e os sentidos


P
 
 
Enquanto Dormia
 
Diogo Queiroz de Andrade, Director adjunto
 
Bom dia.
Hoje, como nos recorda o Luís Afonso com a mestria do costume, é dia mundial do mágico. E só um acto de magia poderá ajudar a limpar a sociedade portuguesa, que continua a assistir à revelação de processo judicial sobre processo judicial. Começamos já por aqui:

Os processos

Hoje contamos todos os detalhes conhecidos sobre a Operação Lex, num grande trabalho da Mariana Oliveira e da Ana Henriques. É um processo em que há suspeitas de vendas de decisões judiciais e que conta já com cinco detidos e mais seis arguidos. Veja também este trabalho do Nuno Sousa em que se resumem os vários casos em que participou Luís Filipe Vieira nos 14 anos que já leva de Benfica.
Outro processo que ocupa o dia é o julgamento de dois secretários de estado de José Sócrates que estão acusados do crime de peculato num caso de uso indevido de cartões de crédito, como conta a São José Almeida e a Sónia Sapage. A revista Sábado anunciou que os envolvidos são José Magalhães e Conde Rodrigues.
E depois da revelação do Público sobre a investigação à Universidade Fernando Pessoa, chegou a ser convocada uma conferência de imprensa que foi desmarcada e substituída por um email enviado aos funcionários e estudantes em que o reitor Salvato Trigo nega a prática de qualquer crime.
Cá (quase) como lá. O Brasil continua a juntar a política e a justiça na mesma discussão por causa do processo judicial a Lula da Silva, que voltou a negar mais um recurso ao ex-presidente. Do grande mundo que fala português, vale a pena tomar nota do nome do novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau: Artur Silva.
Mas o destaque desta volta ao mundo, até porque já aconteceu mesmo na madrugada, vai para o discurso do Estado da Nação feito por Donald Trump – em que o ponto mais alto foi o apelo à união para aproveitar “o novo momento americano” que se deverá à actual administração, como descreve a Liliana Borges. A marcar a actualidade americana está também o lançamento das memórias de Rose McGowan, uma das protagonistas do movimento #MeToo, que tem também uma série a chegar a Portugal para a semana, como lhe conta a Joana Amaral Cardoso.
A Sofia Lorena explica as consequências do adiamento da tomada de posse do Governo da Catalunha e, numa grande ilha mais a norte na Europa, também se discutiram consequências mas do Brexit, porque foi revelado um relatório secreto do Governo que resume em más notícias o seu impacto económico.
Voltamos a Portugal e aos processos, mas já não judiciais. O processo de entrada directa na função pública através do curso de Gestão Pública vai ser retomado no próximo ano lectivo, depois de ter estado parado. A Raquel Martins explica que vão existir novidades devido a uma revisão curricular por parte do Ministério das Finanças. Mais um negócio, mais um processo, este funcional: A Autoridade da Concorrência já tem uma decisão preliminar sobre a compra da Media Capital pela Altice em que aponta sérias dúvidas, como revelou o Negócios. 

Os sentidos

Vamos para temas com bom gosto e que estimulam o paladar: A Alexandra Prado Coelho conta como foi a primeira refeição no muito aguardado restaurante português de Jamie Oliver, em que nos conta das galinhas felizes, do café biológico e de amor. Ainda sobre o s prazeres da mesa, deixo-lhe a história do chef Sébastian Bras, que renunciou às três estrelas Michelin por causa do stress que isso lhe provocava.
Passando para as emoções, fique a saber que estas são frequentemente partilhadas com os amigos – com quem temos em comum a visão do mundo e a reação emocional ao que nos rodeia, de acordo com este estudo.
Para instigar a audição, proponho uma visita à página dos podcasts do público, que desde ontem já podem também ser ouvidos no Spotify.
E ainda lhe chamo a atenção para aquele que será um dos temas do dia: a expulsão definitiva dos moradores do Prédio Coutinho, que contamos no fim-de-semana. Para ver, tem o excelente trabalho vídeo da Sibila Lind que ajuda a perceber melhor o que está em causa e a explorar esta história com o olhar.
Entre hoje e amanhã há mais notícias para estimular os sentidos, e todas com sentido. Sempre aqui. Até já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário