quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Paris em alerta. Águas do rio Sena podem subir até seis metros


Resultado de imagem para Paris em alerta. Águas do rio Sena podem subir até seis metros
O Museu do Louvre teve de encerrar uma exposição devido à subida das águas do rio Sena e a Catedral de Notre-Dame está em alerta. Cinco estações do RER e várias pontes foram encerradas por precaução.

O Serviço de Informações sobre Risco de Inundações de Rios de França (Vigicrues na sigla original francesa) emitiu um "alerta laranja" para as regiões de Paris, Châlons-en-Champagne, Lyon, e Besançon, devido ao risco de inundações.

Em Paris, as atenções das autoridades estão concentradas no rio Sena. As águas podem subir até seis metros esta quarta-feira e pode manter-se até sexta-feira. O ponto de referência para inundações, a estátua Zouave, situada na Ponte de L'Alma, já tem água até aos joelhos.

Por causa do risco de inundações, cinco estações do RER (comboio regional) foram encerradas. São estações localizadas à volta do rio Sena e atravessam zonas turísticas como a Torre Eiffel. Também foi proibido o trânsito no túnel de Tuileries, entre as pontes de Garigliano e Bir-Hakeim.

A Catedral de Notre-Dame está em estado de alerta e poderá ser evacuada caso seja necessário, admitem as autoridades. Também o Museu do Louvre, um dos mais visitados do mundo, encerrou uma exposição sobre Arte Islâmica localizada na cave como medida de precaução. O museu explicou no Twitter os motivos e pediu compreensão aos visitantes.

Em junho de 2016, as águas do Sena subiram até 6,10 metros o que obrigou o Louvre a transferir algumas obras de arte para outros locais e o Museu de Orsay fechou as portas.

A imprensa francesa admite que as inundações podem vir a tornar-se as terceiras maiores da história, depois das cheias de 1910 (8,65 metros) e 2016.

Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário