segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

360º - Poder e dinheiro: as ligações e relações entre os protagonistas dos processos mais mediáticos. A polémica História da Igreja e do sexo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os campeões europeus de Futsal voltaram ontem a Portugal e, como é hábito nacional, logo depois da recepção no aeroporto foram imediatamente engolidos pela política. O Presidente da República, o ministro da Educação e o presidente do Parlamento receberam-nos com sorrisos (e discursos, claro) no Palácio de Belém. Marcelo Rebelo de Sousa disse, no seu estilo característico, que “é bom que neste primeiro trimestre de 2018 pudéssemos ter esta alegria”. Em breve, o Presidente vai condecorar os jogadores.

Quem são, afinal, os 14 novos campeões europeus? Entre eles, há dois mestrados, sete licenciaturas. Conhecem-se há muitos anos e até os rivais se dão bem. O Bruno Roseiro escreve todos os detalhes.

Da noite da vitória, sobra ainda um vídeo que mostra um ângulo diferente. A câmara do jornal espanhol Marca seguiu Ricardinho desde o momento em que abandonou o campo lesionado até ao segundo em que o árbitro apitou.

Ontem houve mais futebol, com o Sporting a ganhar ao Feirense por 2-0. O título da crónica do jogo, do Bruno Roseiro, soma tudo o que tem de saber: "Está a ver a crise em Alvalade? Agora junte 22 jogadores, um árbitro e o VAR".

No jogo, o sportinguista Rafael Leão estreou-se na Liga aos 18 anos. “Faz-me lembrar o Jordão”, diz Jorge Jesus.

Noutro campo, o FC Porto goleou o Chaves por 4-0. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que os portistas ganharam "sem artilharia pesada mas com artilheiro e… Sérgio Oliveira".


Mais informação importante
A Operação Lex, que envolve o juiz Rui Rangel, o presidente do Benfica e outros é o último grande caso mediático. Para o perceber totalmente convém olhar à volta e para trás: o que liga a Operação Lex, o caso Rota do Atlântico, a Operação Marquês, o caso Universo BES, os Vistos Gold, a Operação Fizz e o processo Monte Branco? Há relações, ligações e interligações entre os principais personagens. Para as perceber a todas, a Sónia Simões escreveu um minidicionário dos megaprocessos.

António Costa deu uma entrevista ao jornal espanhol ABC e disse que a construção de uma linha para comboios de alta velocidade é um "tabu" na política portuguesa, tal como o novo aeroporto de Lisboa. Só faltou explicar porque é que isso acontece, o papel de José Sócrates no processo e outros detalhes desagradáveis a que terá querido poupar os leitores espanhóis.

Continuam as reações a outra entrevista, a de Adolfo Mesquita Nunes ao Expresso, onde assume a sua homossexualidade. Ontem, Assunção Cristas disse sentir "muito orgulho" em tê-lo como vice-presidente. O comissário europeu Carlos Moedas elogiou num tweet a sua "frontalidade, talento e honestidade". Adolfo Mesquita Nunes, que foi candidato à câmara da Covilhã, já tinha falado abertamente "a desafiar os preconceitos do costume" num comício, como pode ver neste vídeo.

O Estado português pode ter sido lesado em cerca de 200 milhões de euros devido a um esquema de importação ilegal de gasóleo através de Espanha, escreve o JN.

O PS, o Bloco e o PAN querem acabar com os prazos para casar segunda vez. Até agora, eram de 180 dias para os homens e de 300 para as mulheres (ou de 180 se apresentassem prova em como não estão grávidas). A notícia é do DN.

Desde as 2h53 desta madrugada, foram registados cerca de 130 sismos perto de São Miguel, nos Açores. São de média magnitude, tendo os mais altos atingido 3,2 na escala de Richter.

O Governo português já tem uma solução para os problemas financeiros provocados pelo Brexit. Em Bruxelas, além de defender o aumento de duas décimas nas contribuições dos diferentes países, vai ainda propôr a criação de três novos impostos - sobre plataformas digitais, empresas poluentes e transacções financeiras internacionais. A notícia é avançada pelo Público.

Ainda sobre o dinheiro e o Brexit: George Soros vai usar a sua (enorme) fortuna para tentar reverter o processo. O multimilionário está a apoiar financeiramente o grupo Best for Britain, que quer evitar a saída do país da União Europeia. Numa carta ao Mail on Sunday, explica que é preciso “acelerar” o processo e chegar a um “ponto de inversão” nos próximos seis a nove meses.

Não houve "qualquer hipótese" de sobrevivência para as 71 pessoas que seguiam a bordo do avião que ontem se despenhou minutos depois de ter descolado do aeroporto de Moscovo. Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem de condolências a Vladimir Putin.

Depois das denúncias e dos artigos em jornais, chegou a longa mão do Ministério Público de Nova Iorque. Harvey Weinstein e o irmão foram ontem acusados de assédio sexual e de criar um ambiente de trabalho “hostil”. Isto quer dizer que a venda da Weinstein Company fica em risco e que a produtora pode ir à falência.


Os nossos Especiais
 
A história da relação ente o sexo e a Igreja é polémica há milénios. Com o debate à volta da nota pastoral de D. Manuel Clemente sobre a abstinência sexual dos recasados, convém perceber como tudo começou e como chegámos aqui. Carlos Maria Bobone explica.
 

A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "A OCDE tem razão: os exames não devem contar": "Para além de esgotado, o modelo português de acesso ao ensino superior constitui uma raridade: a relação directa entre exames do secundário e acesso à universidade é excepcional nos sistemas europeus".

João Carlos Espada escreve "Celebrando a queda do Muro de Berlim": "Estarão as democracias ocidentais em perigo? Por que motivo crescem os partidos populistas e declinam os partidos centrais?"

João Marques de Almeida escreve "O fim de Merkel":"Ninguém o quer reconhecer, mas há uma crise política na Alemanha. O partido anti-europeu foi o terceiro mais votado e os principais partidos não conseguiram uma solução de governo forte e credível".

Luís Rosa escreve "A cor de uma casa-de-banho e as reversões laborais da geringonça": "O que está aqui em causa - seja na reversão da legislação laboral, seja na guerra na Auto Europa - é mais um exemplo reacionarismo puro do PCP e do Bloco de Esquerda".

Helena Matos escreve "Por qué se han callado?": "O apoio implícito a tudo o que transpire estatismo levou a que num tempo de indignações se silenciasse a tragédia da Venezuela. Em 2015 ainda Maduro levou um prémio da ONU pelo combate à fome".

Alberto Gonçalves escreve sobre as "quatro grandes questões do nosso tempo": "Não sei se o sr. Costa tem azar com as limitações de quem lhe escreve os discursos, ou se ele escolhe deliberadamente burgessos. Sei que exaltar a língua enquanto a torturamos com zelo tem a sua piada".


Notícias surpreendentes

Sylvia Plath suicidou-se há 55 anos, na noite mais fria de 1963. Tinha 30 anos e, como escreve a Joana Emídio Marques, em breve renasceria como um dos mitos da poesia do século XX.

The Food for Real é um espaço em Alcântara dedicado a opções vegans, vegetarianas e sem glúten e já tem take-away, catering e workshops. A Rita Dantas Ferreira foi espreitar.

O jornalista e escritor inglês James Bloodworth trabalhou um mês na Amazon e até um dispositivo para controlar os passos que dava era obrigado a ter. Num novo livro, conta porque é que o ambiente que se vive na empresa parecia "o de uma prisão".

Depois do lançamento do Falcon Heavy, a SpaceX atualizou o seu álbum de fotos no Flickr. Está lá o Tesla, o Starman e o foguetão mais poderoso da atualidade.

É uma guerra pública e não é uma guerra suave. Depois da morte do seu irmão, a atriz de "O Sexo e a Cidade" Kim Cattral deixou uma mensagem no Instagram para Sarah Jessica Parker: "Não precisamos do teu amor ou do teu apoio nesta altura trágica. Tu não és minha amiga".

Não sei se está a começar uma semana de trabalho ou a aproveitar um fim de semana prolongado - e também não me quero intrometer demasiado na sua vida, a não ser para recomendar que, seja como for, venha ter connosco aqui para mais notícias ao longo do dia. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário