quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Escândalo abala reino de D. João V





Homem e mulher da alta nobreza, ambos casados, envolvem-se numa arrebatadora paixão que os leva à entrega plena, à ruptura com os respectivos cônjuges e à fuga com destino tido como seguro



Eis um romance tão intenso como é intensa a relação entre os seus dois protagonistas e amantes, D. Maria da Penha de França Mendonça e Almada, «a mais famosa dama do reino», e D. João de Mascarenhas, guarda-mor da Casa Real. Este é o romance de dois amantes que abandonaram os seus lares rumo a Inglaterra, abalando o reino de D. João V e desafiando a moral e bons costumes da corte de Lisboa.
O escândalo, condenado pela lei e pela moral vigente no reino de um dos monarcas que mais filhos ilegítimos deixou como dinastia, revestiu-se de tal ordem que atraiu a pena do romancista que é José Jorge Letria, quase 300 anos depois. Um Amor Português é a edição revista, aumentada e prefaciada pelo autor, do seu primeiro romance, inicialmente publicado em 1999. Chega às livrarias com o cunho da Guerra e Paz Editores a 6 de Fevereiro.
Esta é a história de um amor proibido, contado sob a forma epistolar. Um romance que abalou o reino, pôs fim a dois casamentos que a moralidade cortesã recomendaria que fossem mantidos sob a capa hipócrita das aparências. «Esta é uma das mais belas e trágicas histórias de amor da História portuguesa e por se tratar de um enlace impossível e, à partida, condenado pela lei e pela moral, tomei a meu cargo a tarefa de o contar, recorrendo ao expediente ficcional das cartas que materializam a paixão, o medo, a revolta, a perseguição e o castigo, numa densa e dramática teia em que os sentimentos e as palavras se confundem, em nome dos afectos que a vida palaciana, a moral dominante e até a razão de Estado votaram, desde o primeiro instante, ao fracasso, não lhe retirando, porém, a grandeza e a beleza que são apanágio das grandes histórias de amor», escreve o autor.



UM AMOR PORTUGUÊS

José Jorge Letria
15x23
112 páginas
13,90 €
Ficção/Romance
Nas livrarias a 6 de Fevereiro
Guerra e Paz Editores



R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal
Tel. (+351) 213 144 488



Nenhum comentário:

Postar um comentário