sábado, 3 de fevereiro de 2018

#havemosdeiraviana, ao Vietname e ao Brasil

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  

“Viana fica bem na fotografia.” O título que o Luís Octávio Costa escolheu para a reportagem que hoje publicamos não podia ser mais certeiro. Durante três dias, 12 instagramers (o Luís Octávio, aka @kitato, incluído) andaram a meter o nariz em quase todo o lado para descobrir as perspectivas mais surpreendentes de uma cidade tradicional que caminha com passos seguros para a modernidade. Para além desses três dias repletos de hashtags e likes, o Luís Octávio, nado e criado em Viana do Castelo, ainda lá voltou mais três, para se certificar que nada ficava de fora desta fotografia que queria bem enquadrada da sua cidade. O prato principal serve-se aqui– e a sobremesa, pelas mãos de Nuno Freitas e Rute Esteves, e também da chef da Nita, está aqui. Bom apetite!
Avançamos para o Porto, mas continuamos com um pé em Viana e o outro na mesa. O José Augusto Moreira apresenta-nos Pedro Limão e o seu restaurante homónimo, que classifica como um “laboratório de degustação e sabores, onde cada refeição é uma experiência única e estimulante”. A sério que não foi de propósito, mas a graça aqui é que Pedro nasceu em Viana do Castelo – ainda dizem que não há coincidências...
Continuamos a descer no mapa de Portugal e paramos em Lisboa, onde em Campo de Ourique abriu O Moço dos Croissants. Manel Perestrelo, cozinheiro de profissão, foi a França buscar inspiração para trazer para Lisboa “um bom croissantfolhado, de manteiga”. Agora, três vezes por dia, toca uma sineta a anunciar uma fornada acabadinha de sair. O João Pedro Pincha já lá foi provar a especialidade.
Guardo para o fim as histórias de viagens. Primeiro, sugiro-lhe que conheça Tiago Costa, um dos fundadores da Nomad, agência de viagens e aventura, e o homem por trás do Manifesto, o espaço multidisciplinar que abriu no Mercado de Matosinhos – é ele o protagonista desta semana. Depois, duas daquelas viagens para acrescentar à lista de desejos. A primeira leva-nos a Hué, antiga capital imperial e hoje uma das cidades mais agradáveis do Vietname. O texto é do Humberto Lopes. Já a Maria José Santana faz-nos uma visita guiada ao Kenoa Beach Resort & Spa, um hotel “ecochique” no estado de Alagoas, no Brasil, que cativa pelos pequenos detalhes e que também tem sotaque e sabores de Portugal. Vamos?
Hoje ficamos por aqui. Eu volto para a semana, à hora do costume. Até lá, vou sempre partilhando sugestões no sítio de sempre. Boas viagens.


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário