terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Litio: Esataremos ricos?????


Respostas rápidas. Será o lítio o petróleo do futuro?

De acordo com as estatísticas do United States Geological Survey (USGS), em 2014, Portugal era a sexta maior fonte de lítio do mundo.
O que é?
O lítio é um elemento se encontra na natureza da mesma forma como o magnésio ou o cálcio. É um metal que existe naturalmente em rocha e solo, existindo em proporções variadas no solo em diferentes partes do mundo.
Para que serve?
A importância deste metal é essencial pela sua utilização nas baterias dos veículos elétricos mas também na sua aplicação em várias indústrias, incluindo a cerâmica e o vidro, os lubrificantes industriais, aplicações médicas, baterias de iões-Li, siderurgia de alumínio, entre muitas outras.
Onde existe em Portugal?
A Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) definiu várioscampos de pesquisa, em função das expectativas das empresas requerentes de direitos de prospeção: Agra, Sepeda – Barroso – Alvão, Covas do Barroso-Barroso-Alvão, Murça, Almendra, Penedono, Amarante – Seixoso-Vieiros, Massueime, Gonçalo-Guarda-Mangualde, Segura e Portalegre.
Qual é a estratégia?
A viabilidade deste metal parece ser inequívoca, devido às suas aplicações de elevada tecnologia, nomeadamente espaciais, eletrónicas e químicas.
Quanto vale?
Segundo o ‘Benchmark Mineral Intelligence’ da Bloomberg, o preço por tonelada métrica quase triplicou em quatro anos, passando de cerca de cinco mil dólares no final de 2013 para quase 14 mil nos últimos meses de 2017 (mais de 11 mil euros às cotação atual).

Enviado por José Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário