domingo, 11 de fevereiro de 2018

UCC Ammaya promove intervenção comunitária no âmbito do Dia Mundial do Doente


Antecipando o dia Mundial do Doente, a Unidade de Cuidados na Comunidade Ammaya promoveu no passado dia 07 de Fevereiro, na Junta de Freguesia do Reguengo uma intervenção comunitária dirigida a 40 utentes.

Esta intervenção consistiu numa sessão de educação para a saúde dirigida aos idosos da freguesia tendo como temática base as doenças cérebro-cardiovasculares.

Pretendia a UCC com esta sessão promover o papel ativo dos utentes ao nível da gestão da doença, motivo pelo qual incidiu a sessão na capacitação dos idosos para a compreensão da fisiopatologia das doenças cérebro-cardiovasculares, no conhecimento dos fatores de risco e na importância da adoção dos estilos de vida para a gestão da doença crónica. Foi, igualmente abordado nesta sessão o papel dos profissionais de saúde, bem como os recursos da comunidade disponíveis para o apoio neste âmbito.

Contou a Equipa de Enfermagem da UCC para a realização desta sessão com a colaboração 2 Estudantes do 3.ª ano do Curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre, que se encontram a desenvolver o seu Ensino Clínico de Enfermagem Comunitária na UCC.

Esta foi também a segunda atividade realizada pela UCC em parceria com a "Tégua- Vértice 3G CLDS Portalegre", no âmbito do projeto intitulado Projeto Proxim(idade) 65 na vertente dos idosos isolados das freguesias rurais do concelho de Portalegre, cujo objetivo é dotar a comunidade da sua área de abrangência de conhecimentos e capacidades facilitadoras da adoção de comportamentos protetores da saúde, promotores do auto-cuidado e de prevenção da doença e/ou complicações.



ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário