terça-feira, 14 de agosto de 2018

360º- Até quando pode resistir a Turquia sem aliados e com que custos?; a verdadeira história da última grande cisão no PSD; ataque em Londres?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... um homem foi detido depois de conduzir um carro contra a barreira de segurança do Parlamento britânico. Vários ciclistas foram atropelados mas ainda não existe confirmação do número oficial de feridos nem se foi tentativa de ataque ou acidente. Vamos acompanhar a situação ao longo do dia.

Mais de 100 jornais americanos vão escrever esta quinta-feira editoriais contra os ataques de Trump à imprensa. A acção concertada de protesto por uma imprensa livre foi organizada pelo The Boston Globe, mas os gigantes “The Washington Post” e “The New York Times” ainda não revelaram se vão aderir à iniciativa.


O Benfica joga mais logo a segunda mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões que pode dar acesso à liga milionária. Mas o resultado curto na Luz (1-0) não vai permitir um jogo fácil em Istambul com o Fenerbahçe.

E há mais uma denúncia de viciação de resultados e jogos combinados no futebol que a PJ está a investigar. Segundo o JNenvolve "futebolistas e dirigentes" de equipas da Primeira Liga e terá a ver com o negócio das apostas desportivas fraudulentas.




Outra informação relevante 

E agora Erdogan, até quando pode resistir uma Turquia sem aliados? Com a lira turca a afundar diariamente e uma parte importante da dívida a vencer, o presidente turco pode ter de pedir ajuda em breve. Numa altura em que os aliados escasseiam, até recorrer ao FMI será difícil. Entretanto, os mercados continuam em queda e só o dólar parece ir resistindo. As contas e a análise são do Nuno André Martins, do Nuno Vinha e do João de Almeida Dias.

O tribunal travou o furo para pesquisar petróleo ao largo de AljezuzFoi deferida a providência cautelar do movimento anti-exploração. O Consórcio está agora a avaliar a decisão. O Governo ainda não reagiu.

Depois do blackout em Portugal, o FBI avisou que estava a ser planeado um ataque em massa às caixas multibanco de todo o mundoOs bancos foram avisados deste possível plano de vários "hackers", mas a SIBS nega que tenha relação com o apagão nacional, que foi um problema de hardware.

A Sonangol poderá estar definitivamente de saída do capital da Galp. De acordo com o Jornal de Negócios, a petrolífera angolana já está a negociar a venda da sua posição indireta na empresa portuguesa — através da Amorim Energia — com grandes companhias internacionais do setor.

Na política caseira, o PSD criticou o PS e pela "falta de recato e humildade" e "grande precipitação" na forma como encarou o incêndio de Monchique; e o PCP culpou a UE, o actual e o anterior governos pela “iminente ruptura” da ferrovia.

Os alunos que chumbam no básico e optam pelo ensino profissional têm menos sucessoUm terço acaba mesmo por abandonar a escola. As conclusões são de um estudo da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, divulgado pelo Público.

Volto a Donald Trump, porque há mais duas notícias relevantes. A primeira envolve duas gravações, uma em que a ex-directora da Casa Branca divulga o momento em que foi despedida, outra com o presidente norte-americano a dizer desconhecer o processo e a chamar "perversa" a Omarosa Newman. A segunda também passa por um despedimento, neste caso do agente do FBI que criticou Trump por SMS, Peter Strozk.

Na Noruega foi o ministro das Pescas que foi obrigado a demitir-se. Por causa de umas férias no Irão sem ter informado o Governo e onde usou o seu telefone profissional.

Já em Espanha, Pedro Sánchez está ser alvo de várias críticasJá nomeou mais de 40% da comissão executiva do PSOE para cargos de liderança no Estado (até um filósofo colocou a mandar na energia nuclear).

Ainda aqui ao lado, o presidente da câmara de Vigo tinha alertado na véspera para o mau estado do passadiço que caiu na madrugada de domingo. 312 pessoas ficaram feridas, 9 com gravidade. Nenhum dos feridos graves é português.

E o Governo espanhol recusa voltar a receber o navio Aquarius com 141 migrantes a bordo, afastados por Itália e Malta. Depois de ter recebido em Valência o mesmo navio com 630 refugiados, agora argumenta que "não é o porto mais próximo, nem o mais seguro" e aponta para Inglaterra ou França.

Os nossos Especiais 

Quando foi eleito, Rui Rio lembrou a última cisão no PSD, comparando-se a Sá Carneiro. Mas a História não foi bem assim. Agora que Santana Lopes saiu do partido, o Miguel Pinheiro conta o que realmente aconteceu, porquê e que lições podem ser retiradas dessa grande ruptura social-democrata.

A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre "Os piores cortes de António Costa": "Como se viu em Monchique, a mitológica “habilidade” de António Costa é o resultado de uma baixa de expectativas e de exigência sem paralelo na história recente de Portugal".
  • José Milhazes escreve "As nossas democracias nasceram contra o fascismo e o comunismo": "Numa altura em que as soluções “rápidas” e “milagrosas” voltam a estar na moda, é preciso saber reconhecê-las todas, porque o perigo não vem só do populismo de direita, mas também da esquerda caviar".
  • Paulo de Almeida Sande escreve "Diálogos de um Verão abrasador": "Vocês podem limpar as matas à vontade, isto vai arder tudo na mesma, se não for neste ano, é no próximo”, o miúdo anda armado em ecologista, felizmente o pai riposta, homem batido".
  • José Miguel Cardoso Pereira escreve sobre "Eucaliptos, florestas e fogos: os mitos e os factos": "O fogo de Monchique afectou os grandes tipos de floresta e mato na proporção quase exacta em que estavam presentes, não tendo “preferido” (nem “evitado”) nenhum deles, fossem eucaliptais ou sobreirais".
Notícias surpreendentes 
Madonna prepara-se para fazer 60 anos, mas a sua influência vai muito para além da música. Como diz a Isilda Sanches, desde 1985 até 2018, o essencial não mudou: continua poderosa, inteligente, sexual e confiante.

Dos Europeus de Atletismo de Berlim sobram ainda três histórias. As críticas de Nelson Évora à naturalização de atletas (mais a areia que trouxe como recordação); o triplete de ouro (100, 200 e 4×100 m) da britânica e historiadora Dina Asher-Smith, que vai comprar o colar que há muito queria; e o mano mais novo de três irmãos campeões, Jakob Ingebrigsten, que venceu os 1500 e os 5000 metros com um copo de leite morno pelo meio.

Na música, o dia ficou marcado pela morte de Phil Mendrix, a guitarra do rock português. Ou melhor, Filipe Mendes, guitarrista dos Chinchilas, Roxigénio e Ena Pá 2000, que atravessou todas décadas do rock português. Em memória, ficam os vídeos dos seus solos mais marcantes.

E há ainda a notícia de que Aretha Franklin, a rainha do soul, a voz da Américaestá “gravemente doente".

A Google guarda a localizações dos utilizadores mesmo sem estes quererem. A questão da privacidade afeta cerca de dois milhões de utilizadores de aparelhos Android e centenas de milhões de quem usa iPhone's.

Bonnie e Clyde viveram dois anos de assaltos, assassínios e fugas. Mas só agora se conhece a verdadeira história do dia em que o “Romeu e Julieta do crime” foram apanhados, através de uma exposição de fotografias no Texas.

Como vê, apesar do tempo de férias, as notícias, os trabalhos aprofundados e as histórias não abrandam no Observador. Conheça ainda o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa terça-feira
(e se está realmente a descansar, deixo-o com uma das melhores ilusões óticas de sempre para se divertir)
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário