sexta-feira, 17 de agosto de 2018

360º- Rio dispensa 'mago' de Passos e outras guerras do PSD; porque é preocupante a bactéria multirresistente de Penafiel? e o adeus a Aretha

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... Rui Rio dispensou o 'mago' publicitário que ajudou a eleger Passos Coelho em 2011 e 2015. André Gustavo, que foi mais tarde condenado no processo Lava Jato no Brasil, custou 1,4 milhões ao PSD em 6 anos. Mas estes números e este nome só são conhecidos porque os sociais-democratas, tal como o CDS, revelam a lista de fornecedores e os pagamentos ao detalhe ao Tribunal Constitucional. PS, PCP e Bloco não o fazem, como explica o Rui Pedro Antunes.

E há outra polémica em curso entre o PSD de Rio e o PSD de PassosTudo por causa dos cortes na festa do Pontal. Os passistas criticaram. O actual secretário-geral, José Silvano, respondeu: “Preferimos pagar a fornecedores em vez de fazer grandes festas. São prioridades”

Por que razão é tão preocupante a bactéria multirresistente de Penafiel que já obriga a manter 35 os doentes isolados? A Vera Novais explica que pode ser mais comum do que aparenta e todos os hospitais deviam colocar em isolamento quem é portador.

O Vaticano reagiu ao relatório sobre os 300 casos de abusos sexuais na Pensilvânia. Diz que são “criminal e moralmente repreensíveis" e quer responsabilizar não só quem os praticou, mas quem os conhecia e não denunciou.

Elon Musk assumiu problemas na liderança da Tesla numa longa e emotiva entrevista ao New York Times (onde até chorou)“Este foi o ano mais difícil e doloroso da minha carreira".

No futebol caseiroo Sporting anunciou o “plano de cobertura mediática” das eleições após as divergências sobre os debates entre os candidatos; a FPF contrariou a decisão da Liga e instaurou um processo disciplinar ao portista Brahimi; e o Sp. Braga foi afastado da Liga Europa após o empate (2-2) com os ucranianos do Zorya.




Outra informação relevante 

Aretha Franklin, a rainha do soul e voz gloriosa da América, morreu ontem aos 76 anos. "Quando se senta ao piano e canta A Natural Woman, é capaz de me levar às lágrimas. Soa tão bem, caramba", disse um dia Barack Obama que chorou ao ouvi-la, lembra Gonçalo Correia no obituário.

Seis anos depois, Julian Assange pode estar prestes a ser expulso da embaixada do Equador no Reino Unido. O líder da Wikileaks já não é bem-vindo pelo Governo de Quito, perdeu a aura de lutador pela liberdade, o apoio da esquerda, é agora elogiado pela extrema direita americana e o mais certo é que seja preso mal ponha o pé na rua. A Cátia Bruno explica o que mudou e o que pode vir a acontecer. 

Vários activistas pelos direitos dos animais e contra touradas invadiram uma arena em Albufeira e foram agredidos. Um deles com uma bandarilha. As agressões ficaram registadas em dois vídeos que estão a circular nas redes sociais. O DIAP já está a investigar os incidentes e a GNR também abriu “um processo de averiguações” interno à atuação dos seus militares.

A bastonária dos enfermeiros está a ser contestada por ter  aumentado o ser salário “à socapa"Criou um subsídio de função para ela e para quem trabalha com ela nos órgãos nacionais e regionais, numa assembleia-geral onde só estavam 3% dos enfermeiros representados. A notícia é do JN.

Um drone obrigou a parar Aeroporto do Porto durante 40 minutosO aparelho foi identificado por um comandante de um voo que tinha acabado de descolar.
 
Está feito o primeiro balanço dos danos do fogo de MonchiqueForam atingidas 74 casas, 30 de primeira habitação.

As temperaturas vão subir a partir de hoje. A Protecção Civil já pôs 15 distritos em aviso amarelo. E o próprio primeiro-ministro mostrou preocupação devido ao risco de novos incêndios no encontro semanal com o Presidente... no Algarve.

As famílias portuguesas estão a ficar (de novo) cada vez mais endividadasos bancos já emprestam 47 milhões por dia, segundo contas do Público.

Como se esperava, Trump respondeu aos 350 editoriais de jornais contra os seus ataques aos media. E, claro também, fê-lo via Twitter. E, igualmente sem grande surpresas, usou maiúsculas. Para dizer o de sempre: falar em notícias falsas e numa agenda política. Ou seja, tudo como antes na Casa Branca.

Noutras frentes, o Pentágono alertou que a China anda a treinar os seus pilotos para atingir alvos dos EUA no Pacífico (um sinal preocupante) e a parada militar tão desejada por Trump foi adiada para 2019.

Em Espanha, é a presença de Felipe IV na homenagem às vítimas dos atentados de Barcelona do ano passado que está a gerar polémica. Por causa das suas duras críticas do rei aos separatistas catalães e também da politização da cerimónia.

Os nossos Especiais
Rui Patrício é o advogado dos poderosos, mas não tem só casos de "colarinho branco". Em mais uma entrevista no terraço do Observador, nas nossas Summer Sessions, ele explica à Sónia Simões porque se dá ao luxo de recusar vários casos por ano: “Se eu acho que um cliente me está a mentir, sai porta fora”. Mas há também outros pormenores deliciosos: um deles, o facto de passarem a vida a confundi-lo com o ex-guarda-redes do Sporting.

Há 50 anos, o mês de Agosto foi o início do fim do regime em Portugal. Salazar, uma cadeira e a lenta agonia de quem teimava em não deixar o poder foi por isso o tema do Conversas à Quinta entre José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto.


A nossa opinião
  • Jaime Nogueira Pinto escreve sobre o "Hospital de S. José em Agosto": "Esquecendo os meus males naquela tarde de Agosto pensei no privilégio de ali estar em São José, onde a presença do Bem se ia impondo no meio do mal, onde a caridade e a eficácia superavam tudo o resto".
  • Pedro Afonso escreve "Os super-homens não existem": "Em vez de discutir o limite dos 70 anos, o Governo deve olhar para os que têm o direito de manter uma vida ativa até à idade da reforma, mas com um horário e funções laborais ajustadas à sua idade".
  • Teresa Espassandim escreve "Espelho meu, espelho meu, há alguém mais bonito do que eu?": "Quanto maior a nossa autoestima, mais capazes de lidar com as adversidades da vida, mais criativos seremos no trabalho e maiores serão as possibilidades de mantermos relações saudáveis".
Notícias surpreendentes 
Se pensava que só Salvador e Luísa Sobral eram famosos, esqueça. A sua mãe também tem muita arte a oferecer... na cozinha. O Mesaluisa é projeto de Luísa Villar, em que as portas estão abertas ao almoço, para comer e conversar. Mas também há jantares privados e convidados ilustres como Caetano Veloso.

Das mãos para os pés, da cozinha para a moda. Porque as botas texanas estão de voltaForam feitas para caminhar no pó, mas é nas passerelles e no asfalto citadino que voltam agora a brilhar.

Madonna terá afinal escolhido Marrocos e não Portugal para festejar a entrada nos 60. Mesmo assim seleccionámos 60 imagens marcantes da sua vida que chegou agora a sexagenária.

No Minho continua um dos festivais mais emblemáticos do país. Ontem houve rock, punk, indie-pop, electrónica, funk e soul, incluindo homenagens a Aretha. É sempre assim: à tarde o sol e o rio, à noite a música: quem são afinal os apaixonados por Paredes de Coura? Estas 16 fotos mostram-no.

Ficam as principais notícias para arrancar o dia e já alguns temas de leitura mais longa para o fim-de-semana que se aproxima. Mas a informação não vai parar no Observador. E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa sexta-feira, bom fim-de-semana e da minha parte até Setembro (o Miguel Pinheiro está de volta na segunda)

(deixo-vos com a notícia de que as dietas sem hidratos de carbono podem diminuir esperança média de vida. Mas também com a música de Aretha, como não podia deixar de ser)

 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário