sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Castro Marim ‘regressa’ ao passado

Resultado de imagem para Castro Marim ‘regressa’ ao passado
Já arrancou em Castro Marim e desenvolve-se até domingo, 26 de agosto, mais uma edição dos Dias Medievais.
Ao longo deste período, a população local e os visitantes fazem uma autêntica viagem no passado, ‘regressando’ a vila à época medieval, com toda a multiplicidade e contradições de uma época simultaneamente bárbara e culta, palco de acontecimentos e decisões que ficaram na história e de magníficas produções culturais e artísticas.
Com um recinto alargado, e com sucesso, durante as últimas duas edições, os Dias Medievais em Castro Marim mantêm-se no mesmo espaço, tendo por palco principal o Castelo, o cenário mais leal à Idade Média, onde acontecem as principais recriações, como as de artes e ofícios, onde estão representadas mais de 45 profissões, e os grandes espetáculos, como os torneios medievais a cavalo.
É também o Castelo, no Paiol, que acolhe a renovada exposição de Instrumentos de Tortura e Punição, mostrando-nos uma das razões pela qual a Idade Média é considerada como a Idade das Trevas. Esta exposição foi cofinanciada pelo Interreg V-A, apoiada pela União Europeia, cofinanciada a 75% pelo FEDER, projeto FOURTOURS.
Outro dos grandes destaques dos Dias Medievais é o Banquete Medieval, que, mediante reserva, dá a provar aos convivas as melhores iguarias da época, num espaço exclusivo, no chamado Castelo Velho, e por onde passam todos os grupos de animação do evento.
Pelas ruas e ruelas de Castro Marim há recriações da vida quotidiana do homem da Idade Média, com a representação de todas as classes que estruturavam a sociedade na época – clero, nobreza, burguesia e povo. Guerreiros, grupos de música e de dança, cavaleiros, malabaristas, zaragateiros, cuspidores de fogo, contadores de histórias, gaiteiros, equilibristas, espadachins e contorcionistas, entre muitos outros, colorem o resto do cenário medieval. Nas mesmas ruas e ruelas é recriado todo o imaginário de uma época que carregava criaturas mitológicas, monstros, criaturas demoníacas e mágicas, que explicavam tudo o que era ainda vago e impreciso.
Os Dias Medievais em Castro Marim abrem pelas 18h00 e fecham portas pelas 00h00. Durante o evento, o Gabinete de Apoio ao Munícipe (GAM) funcionará como posto de apoio e informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário