segunda-feira, 15 de outubro de 2018

360º - As 40 medidas do Orçamento que mexem com a sua vida. Como Costa fez a remodelação-relâmpago. Destruição do Leslie. Harry e Meghan vão ser pais

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Foi uma remodelação-relâmpago, com o objectivo de refrescar o governo a tempo das eleições. As alterações na Defesa (onde entra João Gomes Cravinho), na Economia (onde fica Pedro Siza Vieira), na Saúde (onde vai estar Marta Temido) e na Cultura (onde é escolhida Graça Fonseca) estão explicadas aqui pelo Pedro Benevides, pela Rita Tavares e pelo Nuno Vinha.

O Ministério da Economia fica agora finalmente nas mãos de um dos melhores amigos de António Costa, mas as incompatibilidades de Pedro Siza Vieira, que como advogado lidou com o tema, obrigaram a uma mudança: a pasta da Energia saiu de lá para o Ambiente.

As mudanças na Energia acontecem no meio de guerras e negociações com a EDP. Um deputado do BE fez uma ligação entre as duas coisas e há quem recorde um caso do passado.

As últimas horas estiveram cheias de reações à remodelação:
  • António Costa disse que  as mudanças pretendem assegurar uma "dinâmica renovada", com "reforço da política económica" e prioridade à "transição energética";
  • Rui Rio assegura que o primeiro-ministro “deu a mão à palmatória” e deu razão ao PSD;
  • Assunção Cristas defendeu que ainda falta remodelar António Costa;
  • Jerónimo de Sousa limitou-se a dizer que “quem sabe da vida do convento é quem lá vai dentro”;
  • Catarina Martins reconheceu que a remodelação "apanha o país um bocadinho desprevenido".

Os novos ministros tomam posse já hoje, ao meio-dia (e recebem de presente um Orçamento do Estado aprovado no sábado pelos seus antecessores, mas isso são detalhes).


Mais informação importante

É hoje que se vai saber ao detalhe tudo o que estará no último Orçamento da "geringonça". Mas já conhecemos muitas coisas: as 40 medidas que já são certas e que vão mexer com o seu bolso estão aqui, explicadas pelo Nuno André Martins e pela Rita Tavares, que passaram as últimas semanas totalmente mergulhados neste tema. As novidades dividem-se por estas áreas:
  1. Reformados. Aumento de pensões e fim de penalizações
  2. Prestações sociais. Uma nova prestação e alargamento do abono de família
  3. Impostos. Benefícios no IRS e mudanças no IMI
  4. Consumo. Luz, sacos, açúcar e espetáculos
  5. Educação. Dos manuais gratuitos à redução das propinas
  6. Função pública. Prémios e atenção à vida pessoal
  7. Empresas. PEC opcional e ajudas ao interior
  8. Estado. Centeno não abre mão das cativações
  9. Autarquias Garantir margem para custos com descentralização
  10. Outras medidas

Esta manhã, a Segunda Circular foi cortada nos dois sentidos por causa de um acidente com um camião. Há vários feridos.

Depois da passagem do furacão Leslie, sobrou muita destruição em várias zonas do país, como mostram estas fotos:

No meio de tudo isto, sobrou um episódio surreal. A EMEL enviou um SMS a alertar para o furacão mas ninguém percebe porque é que foi mandado, por ordem de quem ou com que critérios. E também não se sabe porque é que várias mensagens chegaram já depois da passagem do furacão. A Proteção Civil diz que "não teve a nada a ver" com o SMS e a EMEL não esclareceu todas as dúvidas.

Há um ano, tudo foi pior, com os fogos de Outubro. O livro "Ainda aqui estou" reconstitui a história com relatos de quem sobreviveu, incluindo Manuel Francisco Ribeiro, que olhou para todos nós da capa do Público. O Observador faz a pré-publicação.

Passados 12 meses, apenas 36 das 366 casas destruídasem outubro de 2017 estão concluídas. Os números são avançados pelo JN (sem link disponível).

Depois de a Moody's tirar Portugal do "lixo", na sexta-feira, o deputado João Galamba escreveu que o rating do país foi para “lixo” no tempo de Passos e não de Sócrates. Foi mesmo assim? Fizemos um Fact Check.

Os aliados de Angela Merkel perderam a maioria absoluta na Baviera. A CSU, "partido-irmão" da CDU da chanceler, obteve 35,5% dos votos na eleição regional deste domingo — o pior resultado desde 1950.

Trump diz que Putin está “provavelmente” envolvido em assassínios e envenenamentos. A afirmação, surpreendente, foi feita durante uma entrevista ontem à noite ao programa "60 Minutes".

Portugal venceu a Escócia por 1-3 sem grande esforço nem grande desgaste, num jogo particular. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve que foi um encontro cheio de estreias e regressos.

Valeu a pena olhar para os golos: Éder voltou a festejar, Hélder Costa fez um golo logo na estreia e Bruma marcou pela primeira vez


Os nossos Especiais

Francis Fukuyama tem um novo livro, sobre as identidades e a política do ressentimento. O Observador pré-publica um capítulo imperdível.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "O orçamento das últimas oportunidades": "O OE2019 é a última oportunidade de BE e PCP mostrarem que têm algum peso de decisão dentro da geringonça. E também a última oportunidade para o PSD se assumir como alternativa e liderar a oposição".

Luís Rosa escreve "Remodelação. O habilidoso e a questão do segundo melhor amigo": "Siza Vieira era, até entrar para o Governo, um advogado de negócios muito relevante. Será que vai pedir mais escusas enquanto ministro da Economia por razões de conflitos de interesse? É provável".

João Carlos Espada escreve "O regresso do centro vital (II)": "Em Praga, na terça-feira passada, foi sublinhada a importância simbólica do próximo ano de 2019: o 70º aniversário da fundação da NATO e o 30º aniversário da queda do Muro de Berlim".

Diana Soller escreve "E agora, o que fazemos?": "Orbán fez o que se previa. Vitimizou-se. Como populista competente, disse que o Parlamento Europeu estava a atacar a Hungria (e não a ele) e que iria proteger a sua população nem que fosse contra a UE".


Notícias surpreendentes

O príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais. A informação foi avançada há minutos pela Casa Real, que anuncia que a criança nasce na primavera de 2019.

A Moda Lisboa deste ano fechou com Dino Alves. Em processo de mudança do seu atelier, o estilista produziu esta coleção em tempo recorde — uma semana e meia. Ontem também desfilaram os trabalhos dos jovens criadores.

Nos outros dias da Moda Lisboa houve cerejas, marcianos e #elenão; houve um museu; houve a beleza da decadência; houve sangue novo; e houve também, claro, o furacão Leslie.

“Falei com homens que violaram várias mulheres sem saber que estavam a fazer algo de errado”. Dearbhla Glynn, realizadora de “War Against Women in Eastern Congo", entrevistou vítimas de violação e agressores. Esteve em Portugal a contar a sua experiência e conversou com o Observador.

Os primeiros testes de carros autónomos na estrada arrancam hoje em Portugal. Tudo acontece durante quatro dias na A9/CREL, escreve o Dinheiro Vivo.

A sua PS4 desligou-se sozinha? Há jogadores de PlayStation 4 a receber uma mensagem que avaria a consola. Veja aqui como pode impedir que lhe aconteça.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário