Dando continuidade ao seu programa cultural, a Biblioteca Municipal de Mira apresentará, inserida na rubrica “Cais da Memória”, a palestra intitulada “Salazar e a História Recente de Portugal”, proferida pelo Dr. Manuel Miranda, pelas 10.00 horas do dia 27 de outubro.
Esta palestra, inserida no ciclo de apresentações intitulado “Cais da Memória”, cujo tema foi escolhido e trabalhado pelo investigador mirense, Dr. Manuel Miranda, debruça-se sobre o período da história de Portugal em que viveu e governou António Oliveira Salazar, numa abordagem isenta e de elevado rigor histórico, desta que se afigura como uma das personalidades mais incontornáveis da história política portuguesa.
A palestra incidirá sobre a análise da extensa bibliografia provinda de estudos realizados por vários investigadores, historiadores e analistas, dos quais se destacam: Franco Nogueira, Filipe Ribeiro Meneses, Fernando Rosas, Irene Flunser Pimentel, Felícia Cabrita, Christine Garnier, entre tantos outros.
Esta palestra trará à nossa presença, um grande investigador gandarês – Dr. Manuel Miranda – que já nos vem presenteando, há décadas, com o resultado dos seus estudos e investigações, nas mais diversas áreas e temáticas.
Manuel Miranda dedicou a sua vida ao ensino e à investigação, tendo estudado e pesquisado incansavelmente sobre Mira e a Gândara.
Por ele muito conhecemos sobre o nosso concelho, de um modo fidedigno e isento que enobrece qualquer investigador.
Pela dedicação ao nosso Concelho será organizado um almoço de homenagem ao Dr. Manuel Miranda, que terá lugar após a palestra do dia 27 de outubro, e que ocorrerá pelas 13 horas, no Restaurante Milénio. O almoço terá o custo de 15€ e a inscrição deve ser realizada previamente junta dos serviços da Biblioteca Municipal de Mira.