sexta-feira, 30 de novembro de 2018

360º - O "fim da Internet"? Nós explicamos a guerra entre um YouTuber e a Comissão Europeia. Cavaco Silva alerta para risco de nova crise mundial

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... continuou o debate sobre se a Internet vai acabar na Europa. Depois de Wuant, um dos YouTubers mais conhecidos do país, ter garantido aos seus fãs que o artigo 13 de uma nova diretiva da UE sobre direitos de autor ia levar ao "fim da Internet", a Comissão Europeia sentiu necessidade de responder com uma carta aberta a defender-se e a garantir que não vem aí o apocalipse digital.

Com tanto ataque e contra-ataque, sobra a confusão: afinal, o que vai mudar na Internet? Vai ser proibido fazer memes? Vai ser preciso pagar para colocar links em textos? A Wikipedia vai desaparecer? Calma, calma: a Marta Leite Ferreira detalha todas as consequências do artigo 13 num Explicador com nove passos.

Quem é o YouTuber que pôs fogo na discussão? O português Wuant tem três milhões de subscritores dos seus vídeos e ganha muito dinheiro com as visualizações. Já fez anúncios para as principais marcas portuguesas, lançou um livro e fez músicas. Conheça-o melhor aqui.


Mais informação importante

Cavaco Silva foi o último convidado da tertúlia privada de Marques Mendes e alertou para os riscos de uma nova crise económica mundial. Mas, apesar de lhe terem feito perguntas, não quis falar sobre o PSD.

O Ministério Público quer ouvir o actual secretário de Estado da Economia sobre a avença que Manuel Pinho recebia do BES. João Correia Neves, que será inquirido como testemunha no caso EDP, foi chefe de gabinete de Pinho entre 2005 e 2007.

Agora que a Mutualista Montepio passou para a supervisão dos seguros, poucos dias antes das eleições na instituição, Tomás Correia fica em risco? O Edgar Caetano e o Nuno Vinha respondem a seis perguntas que explicam o caso com detalhe.

É uma notícia que torna este processo ainda mais complicado: uma vogal do novo regulador do Montepio integra a lista de oposição a Tomás Correia. Mas nega que haja alguma incompatibilidade.

O Governo tem o seu quarto Orçamento aprovado, mas os partidos já estão todos a pensar nas eleiçõesDurante a votação final do documento, o PS auto-elogiou-se e todos os outros o criticaram.

Qual foi o partido que mais contrariou o Governo neste Orçamento? Ao longo de quatro dias, houve arrufos de namorados, amizades improváveis e casamentos por conveniência. No final, a conta para Mário Centeno foi de 100 milhões (para quem falava em 5,7 mil milhões, não está mal).

A polémica das vacinas não desapareceu. A diretora-geral da Saúde disse ter medo que a decisão do parlamento de mexer no programa da vacinação abra um precedente perigoso num tema que deve ser tratado apenas por especialistas.

As casas de José Sócrates têm sempre um twist. O apartamento de luxo onde o ex-primeiro-ministro está agora a viver, na Ericeira, é propriedade do seu primo José Paulo, escreve o CM. O mesmo primo que o Ministério Público garante ter sido testa de ferro de Sócrates.

Trump cancelou a reunião com Putin durante o G20 por causa da crise com a Ucrânia. "É melhor para todos", disse o Presidente americano.

Nos Estados Unidos, mais problemas para Trump. O antigo advogado do Presidente confessou ter mentido ao Congresso no processo de investigação à interferência russa nas eleições. O editorial do New York Times escreve que esta é a prova de que o procurador Mueller "não tem medo de passar as linhas vermelhas traçadas por Trump".

Luís Filipe Vieira explicou tudo direitinho numa conferência de imprensa anormalmente cândida: sim, quando Rui Vitória adormeceu na terça-feira estava demitido mas quando acordou na quarta tinha sido salvo por uma iluminação do presidente do Benfica. Depois de dormir umas horas, Vieira tinha mudado de opinião: "Não sei se foi uma luz que me deu, decidi que é por ali que vamos…"

O Sporting goleou o Qarabag por 1-6 e está nos 16 avos de final da Liga Europa. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes escreve que "a encomenda de 'filosofia atacante' vinda da Holanda chegou com sabor a Brasil".

Ronaldo deveria ser o principal favorito à conquista da Bola de Ouro na próxima segunda-feira. A conclusão é de um estudo do Observatório do Futebol da Universidade Europeia, que construiu um perfil-tipo do vencedor.


Os nossos Especiais

Há um nutricionista que defende que os traumas levam ao excesso de peso e que a disfunção eréctil pode provocar "barriga", para que o homem não tenha de se confrontar com o próprio pénis. A Ordem multou-o por enganar os leitores e a Vera Novais conta todos os pormenores desta história.

No Conversas à Quinta desta semana há uma mesa cheia de livros para o Natal. José Manuel Fernandes, Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto escolhem uma dúzia e meia de boas sugestões, todas em português.
 

A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "Vamos pagar jornais que ninguém quer ler?": "Há, na ideia de uma comunicação social estatizada ou ajudada pelo governo, uma contradição incontornável: como pode a imprensa depender da entidade que mais se queixa da imprensa?".

Sebastião Bugalho escreve "O Rio vai nu": "O modo como Rio faz oposição é inteiramente inconsequente. Rio esconde a sua posição sobre determinado assunto até este ser decidido – e depois da decisão ser tomada pelo governo afirma que é contra".

Pedro Barbas Homem escreve "Uma reflexão acerca da função das universidades": "Os populismos nascem e nutrem-se nos ambientes de globalização do pensamento único ou politicamente correcto. Como no passado, a situação das universidades é um bom barómetro das tendências sociais".


Notícias surpreendentes

O Teatro Luís de Camões, na Calçada da Ajuda, é o mais jovem teatro lisboeta. Abriu em Junho para receber especialmente os mais jovens. O Miguel Branco foi conhecer a equipa que o põe a funcionar.

O reggae foi classificado ontem pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. Richie Campbell, o expoente máximo do reggae português, que gravou um álbum em Kingston, lembra que, "na Jamaica, o reggae é uma ferramenta para sair da pobreza”.

Pois é, chegou aquela altura do ano. Já sabe que lá no escritório vai ter essa inescapável tradição a que chamamos amigo secreto. Para o ajudar, o Mauro Gonçalves escolheu 51 presentes até 10 euros.

Mais uma lista imperdível: são 12 bons vinhos que provámos este mês, dos 5 aos 55 euros. Ora experimente.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário