segunda-feira, 19 de novembro de 2018

AAC · ACADÉMICA · COIMBRA Daniel Azenha defende novo ciclo para a Associação Académica de Coimbra


O projeto Contigo Somos Académica –  Lista C apresentou hoje a sua candidatura aos órgãos sociais da Associação Académica de Coimbra, numa cerimónia que decorreu no Teatro Paulo Quintela, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
“Contigo Somos Académica” é o lema desta candidatura que apresenta Daniel Azenha como candidato à presidência da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra. 
Na sua interenção Daniel Azenha declarou perante a plateia que encheu o Paulo Quintela que o projeto que lidera “só faz sentido por defendermos convictamente um novo ciclo para a Associação Académica de Coimbra e, por consequência, para o Ensino Superior”.
Será um ciclo de preparação para uma nova década de cultura e de desporto. Uma década de intensas lutas em  prol dos jovens portugueses. Uma década de construção dum modelo de sociedade baseado no conhecimento, formando e qualificando as pessoas – o recurso mais valioso, estou certo, do nosso país, afiança o candidato do projeto Contigo Somos Coimbra.
É uma janela de oportunidade para influenciarmos decisivamente o novo ciclo que será iniciado em Portugal e na Europa, frisa o líder da Lista C.
O candidato da lista Contigo Somos Académica acrescenta que é necessário “desencadear no seio académico um processo de reflexão sobre o ensino superior português, baseado em 3 vetores essenciais: o modelo que pretendemos, a estrutura de ensino que ambicionamos e a inclusão social que exigimos”.  
Daniel Azenha entende que a propina constitui a maior barreira de acesso  ao ensino superior.
Recorda que é “uma luta de 25 anos da Associação Académica de Coimbra teve os primeiros resultados em 2016, com o respetivo congelamento do valor, seguindo-se no próximo ano – previsivelmente – a primeira descida efetiva em 212 euros. Contudo, estamos a 857 euros da
meta. É essencial o combate pela propina 0, assegurando a universalidade no acesso, sem esquecer igualmente as taxas e emolumentos implementadas pelas Universidades como terceira via vergonhosa de financiamento direto por parte dos estudantes, constituindo uma verdadeira propina encapotada”. 

O candidato salienta que é urgente o reforço da ação social escolar direta, mais concretamente através do aumento do limiar de elegibilidade e do valor das bolsas de estudo.
O protagonista do projeto Contigo Somos Académica recorda que as residências universitárias vivem hoje graves problemas.
Lembra que a falta de camas e a sua consequente degradação têm sido obstáculos sentidos pelos estudantes. 
Daniel Azenha sustenta que com o desenvolvimento exponencial do turismo e da pressão do mercado imobiliário, a criação de um plano de reabilitação da rede de residências e de construção de novos edifícios para o efeito, em articulação com o Município de Coimbra aproveitando prédios devolutos, ganhou uma nova dimensão,
As 2000 novas camas anunciadas pelo Governo até 2021, não chegarão para dar resposta no contexto atual. Se acrescentarmos que é nosso intuito a captação de mais estudantes para o ensino superior, viveremos uma situação insustentável, enquanto os proprietários  continuarão a explorar a frágil condição de quem quer estudar com um  mínimo de qualidade, avisa Daniel Azenha.  

No seu discurso o estudante recordou que a Académica é uma escola de cultura, desporto e intervenção cívica

Daniel Azenha promete criar a Academia Zeca Afonso, homenageando uma figura  incontornável que desde sempre lutou pela liberdade de ação e de  pensamento, celebrando os 90 anos do seu nascimento.
A criação da academia Alberto Martins terá como objetivo a elaboração de um plano estratégico para o desporto, com base na necessidade das seções ao mesmo tempo que se desenha um projeto
com metas e objetivos desportivos para a casa.


A terminar, Daniel Azenha afiança que os candidatos da sua lista estão “cientes das responsabilidades, mas certos que honraremos o nosso passado e construiremos um futuro sólido”.

O projeto, segundo o candidato, “trará o debate político, a cultura e o desporto para as faculdades e que unirá todos os Estudantes em redor do mesmo símbolo: O nosso símbolo!”
“É esta irreverência e ambição de querermos eternizar estas conquistas contigo, que faz surgir o nosso projeto. Hoje, os jovens devem defender um país mais justo, lutando por novas e melhoradas oportunidades de trabalho, onde a emancipação jovem não seja adiada e em que o ensino superior não seja o parente pobre das funções do Estado”, concluiu Daniel Azenha.
Antes de Daniel Azenha, discursou João Pedro, candidato da Lista C à Assembleia Magna da AAC.
Daniel Azenha é licenciado em Geografia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e finalista do Mestrado em Geografia Humana, Planeamento e Territórios Saudáveis pela mesma Faculdade.
 
Natural da Figueira da Foz, o jovem de 23 anos exerceu ainda funções nos órgãos de gestão da Universidade de Coimbra, nomeadamente no Conselho Pedagógico da Faculdade de Letras e no Senado da Universidade de Coimbra em 2015 e 2016.
 
Iniciou o seu percurso associativo na Direcção no Núcleo de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra em 2015, integrando a Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra enquanto Coordenador-Geral das Saídas Profissionais durante o mandato de 2016.
 
Daniel Azenha foi fundador em 2016 do Programa “Académica Start UC – Rede de Embaixadores para o Empreendedorismo”, projecto de sensibilização, educação e formação para a inovação, envolvendo mais de 4300 estudantes na última edição. 
 
As eleições para a Associação Académica de Coimbra estão marcadas para os dias 26 e 27 de novembro.
 
Veja tudo no vídeo do Direto NDC:

Nenhum comentário:

Postar um comentário