segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Aveiro recebe os maiores especialistas mundiais de construção sustentável

A Associação Passivhaus Portugal e a Homegrid informam que a 6.ª Conferência Passivhaus Portugal, a realizar-se nos dias 28 e 29 de novembro, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro.

A iniciativa vai centrar-se na relação entre a qualidade dos edifícios e a saúde e bem-estar dos seus ocupantes e pretende mostrar que é possível implementar a construção sustentável em Portugal, permitindo poupanças de energia entre os 75% e 90% e também ganhos na saúde dos habitantes.

A sessão de abertura realiza-se no dia 29, quinta-feira, pelas 09h00, com a intervenção de João Marcelino, fundador da Associação Passivhaus Portugal e residente na primeira Passive House portuguesa certificada, que vai fazer um balanço sobre a implementação deste tipo de construção em Portugal.

A Conferência conta com a participação dos maiores especialistas mundiais da construção Passive House. A organização acredita que é fundamental apostar na formação e na consciencialização até porque a partir de 2019 a eficiência energética passa a ser uma obrigatoriedade. A Diretiva Europeia sobre o Desempenho Energético dos Edifícios obriga a que a partir de 1 de janeiro de 2019, em novos edifícios públicos, e de 1 de janeiro de 2021, em novos edifícios particulares, seja implementado o NZEB (Nearly Zero Energy Building), ou seja, edifícios com necessidades quase nulas de energia.


Lloyd Alter, arquiteto e professor canadiano, é um dos convidados da iniciativa para apresentar a sua visão sobre o futuro dos edifícios e da nossa forma de habitar e usufruir do planeta. Lloyd Alter é ainda editor do site www.treehugger.com, um dos principais órgãos de comunicação de sustentabilidade a nível mundial.

De Espanha vem Germán Velázquez, arquiteto e especialista Passive House, que tem sido um dos grandes impulsionadores em Espanha. É autor do projeto do mais alto edifício Passive House no mundo, a torre Bolueta, em Bilbao, um projeto de 361 habitações sociais com uma altura de 88 metros.

A 6.ª Conferência Passivhaus Portugal conta ainda com a presença de Álvaro Andrade, arquiteto e investigador da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto; Guilherme Carrilho da Graça, professor na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e especialista em física dos edifícios e sistemas energéticos; Manuel Duarte Pinheiro, professor no Instituto Superior Técnico e autor do LiderA, um sistema de avaliação e certificação da construção sustentável; e o inglês Oliver Style, consultor energético com 10 anos de experiência no estudo e implementação do conceito Passive House.

Nenhum comentário:

Postar um comentário