sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Festas e espumantes para a passagem de ano. Temos tudo

Lifestyle
Quinta-feira, 27 Dezembro 2018
Fotografia do autorPor TIAGO PEREIRA
Editor de Cultura
Aquela vez em que ninguém deu pela meia noite; e a outra em que pelo menos eu não dei pela meia noite; provavelmente, foi a mesma ocasião marcante que me fez nunca mais conseguir chegar perto de duas bebidas que não agora vou nomear porque há mínimos que convém manter; ainda assim, e apesar da violência dessa noite, não estou certo que tenha sido a mesma em que dei com um amigo a chorar, meio vestido meio despido, dentro de uma banheira que ao menos estava sem água; dei-lhe um abraço e um beijo e disse-lhe que ele era um gajo porreiro, apesar de não ser muito bonito; tenho a certeza, isso sim, que foi nessa data que alguém atirou um maço de tabaco cheio para a lareira, enquanto gritava “isto faz-te mal!”, sem pensar que mau foi ver aquilo a acontecer, sem hipótese de comprar cigarros fosse onde fosse; igualmente mau é deixar cair a única travessa de comida na casa, a única; perceber que não há lenha e que na Serra da Estrela faz frio; não descobrir o saca-rolhas e assistir ao desfile do macho latino que resolve o tinto com as próprias mãos; ficar em casa e não querer estar; alinhar na viagem exagerada e demasiado cara só para não ficar em terra e pensar, cons-tan-te-men-te, que o melhor era nunca ter alinhado; dormir no chão da sala, onde por acaso, ou sem acaso nenhum, estão pelo menos mais umas oito ou dez pessoas, nas mesmas condições, bem menos que satisfatórias, mas assumidas com orgulho; passa um ano e dizemos que não; mais dois ou três e já nem pensamos no assunto, ou melhor, antigamente é que não pensávamos, agora pensamos de mais; gostamos das memórias e olhamo-nos com um ar muito mais civilizado, “eu agora já não tinha paciência para uma cena dessas”; ou se calhar até temos?
A passagem de ano é um nada que pode ser tudo, mas com muito menos carga existencial do que esta frase pode sugerir. Pode ser um motivo para festejar, fugir, beber, comer, dançar, cair, chorar e recordar episódios como os que estão no parágrafo acima em que fizemos todos estes verbos na mesma noite. E a passagem de ano é o que falta neste 2018. A dica aqui da casa vai para sítios e espumantes. Podem usar as duas ou não usar nenhuma, podem passar a amigos, conhecidos ou a qualquer outra pessoa. Podem fazer o que entenderem. Mas pelo caminho, desejem “feliz ano novo” uns aos outros. Em princípio, vale mais isso que tudo o resto.
Até para a semana

PARA FAZER

FotografiaCINEMA

Três filmes para ver esta semana

Um "thriller" de François Ozon, "Dogman", do italiano Matteo Garrone, e "O Ben Está de Volta", de Peter Hedges, com Julia Roberts e Lucas Hedges, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana
FotografiaSÉRIES

Black Mirror está de volta com uma viagem até 1984

A série de Charlie Brooker regressa esta sexta-feira à Netflix com um filme de 1h30. "Bandersnatch" decorre em 1984 e segue a vida (e a mente) de um jovem programador que quer criar um videojogo.
FotografiaFESTAS

10 festas entre Lisboa e Porto para celebrar 2019

Ainda não sabe o que vai fazer quando a meia-noite de dia 31 chegar? Na listagem que se segue tem diferentes hipóteses por onde escolher. Mas atenção que os bilhetes e as reservas voam.

PARA COMPRAR

FotografiaVIMOS E GOSTÁMOS

O móvel de porcelana e outras colaborações de luxo

A Vista Alegre uniu-se à Boca do Lobo e nasceu um móvel de porcelana, André Saraiva juntou-se à Mango e Vivienne Westwood deu um toque punk à Burberry. Ainda temos maquilhagem e ténis para crianças.
FotografiaOBS LAB

A confiança tem um cheiro. Conhece-o?

Três grandes Mulheres, um perfume, diferentes definições de confiança. Uma fragrância também tem o poder de fazê-la sentir-se mais segura, confiante. Já sentiu este cheiro?

PARA SABER

FotografiaCASA REAL

Silvia da Suécia: a "dancing queen" faz 75 anos /premium

Tem raízes brasileiras, já foi hospedeira e acredita que há fantasmas no palácio onde vive. Graças a ela, Victoria, a sua filha mais velha, vai ser rainha. Aos 75 anos, quem é Silvia da Suécia?
FotografiaRESTAURANTES

Natal e fim de ano no restaurante? Temos 20 ideias

Para quê ter o trabalho - e o cansaço - de receber toda a gente em casa, cozinhar horas a fio e lavar pilhas de loiça? Aproveite o Natal e o Réveillon ao máximo passando-os fora de casa.
FotografiaESPETÁCULOS

Como o maior circo anda com a casa às costas /premium

Precisa de 25 a 60 camiões para viajar. Os artistas ficam tão fechados que tomam suplementos de vitamina D. E o Natal faz-se entre atuações em mesas corridas. Nos bastidores do Cirque du Soleil.
FotografiaMODA

Quanto custa aproximar os designers da indústria?

O Fashion Design Competition voltou a premiar criadores de moda europeus. Mais de 32.000 euros depois, como aproximar a moda de autor da grande força produtiva nacional? O plano está em marcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário