quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Município cede cantina da ex-escola primária de Cabanas de Viriato à Associação do Carnaval



Foi assinado esta manhã mais um protocolo de comodato para utilização de um espaço de um edifício escolar desativado.Desta vez, a Autarquia protocolou a cedência da cantina da ex-Escola do 1.º CEB de Cabanas de Viriato a favor da Associação do Carnaval de Cabanas de Viriato.O protocolo, assinado pelo edil carregalense, Rogério Mota Abrantes, e pelo presidente da direção da coletividade, Fernando Campos, reflete as condições do respetivo contrato, em tudo similar aos já existentes firmados pelo Município com outras coletividades.Assim, a cantina da ex-Escola do 1.º CEB de Cabanas de Viriato é cedida pelo período de cinco anos eventualmente renováveis, sendo da responsabilidade da Associação o pagamento dos encargos com a água, luz, telecomunicações e seguros.
A Câmara Municipal continua a aposta na ocupação responsável dos antigos edifícios escolares desativados por força da entrada em funcionamento dos Centros Educativos e cede mais um espaço a favor de uma coletividade que desenvolve um trabalho meritório em prol da preservação de valores culturais, nomeadamente do inquestionável cartaz turístico que é “O Carnaval de Cabanas de Viriato, com a sua Dança Grande ou Dança dos Cus”.
Biblioteca Solidária
“Uma prenda especial, por um sorriso por igual”
A Biblioteca Municipal de Carregal do Sal vai realizar um projeto de sensibilização junto da comunidade escolar e de todos aqueles que queiram dar um pequeno contributo (prenda) para que o Natal seja um momento especial para os que por motivos de doença necessitam de vários apoios.
O contributo poderá ser simbólico traduzindo-se numa simples pasta dos dentes, shampoo, gel de banho, etc.
Este ano a instituição escolhida para entrega dos donativos será a Acreditar.
A Acreditar – Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, é uma IPSS cuja principal missão é o acolhimento de tranquilização a pais e filhos enquanto fazem tratamentos oncológicos.
Em 2017 acolheu 378 famílias, mas mais de 1200 famílias já viveram nas casas Acreditar, inclusive famílias do nosso concelho.
Mas existem bens que faltam em determinadas alturas para fazer face às necessidades das famílias acolhidas na instituição, por isso, após contacto com a Acreditar e esta ficar sensibilizada com a iniciativa, enviou-nos uma lista de bens/faltas sentidas neste período (Natal), para que não acumulasse com outros bens já angariados.
DATAS: Este projeto decorre durante o mês de Dezembro de 2018.
LOCAL DE RECOLHA: Biblioteca Municipal de Carregal do Sal.
HORÁRIO: De segunda-feira a sexta-feira
Das 09:30 às 12:30 Horas
Das 14:00 às 18:00 Horas
“Idosos em Segurança” - ação de sensibilização
A Rede Social do Concelho de Carregal do Sal promove amanhã, 7 de dezembro, pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Carregal do Sal, mais uma ação de sensibilização.
Sob o mote “Idosos em Segurança”, a iniciativa visa alertar para roubos e burlas e para risco de incêndio na residência e é dinamizada pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão e pelos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal.

Os principais destinatários são os idosos mas a sessão é aberta a toda a Comunidade.
Rede Social assinalou Dia Internacional P’la Eliminação da Violência Contra as Mulheres 
 
O Salão Nobre da Câmara Municipal encheu-se com os jovens das turmas do 7.º ano do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal, representantes de entidades e público para abordar uma das temáticas da atualidade – os diferentes tipos de violência.
Foi na segunda-feira, dia 27, para assinalar o Dia Internacional Pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que a Rede Social sensibilizou todos para esta temática, reforçou o papel de todos na denúncia de situações de que tenhamos conhecimento pois estamos perante um crime público, pelo que não o devemos silenciar. E tudo com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal e da Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR do Destacamento Territorial de Santa Comba Dão.
No final, e alusivo à iniciativa, foi entregue a todos um marcador de livros.
Saiba mais

Equipamento 2 de Oliveira do Conde da APCV lembrou Dia Internacional da Pessoa com Deficiência… na Câmara Municipal

Utentes, técnicas e auxiliares do Equipamento 2 da APCV de Oliveira do Conde deslocaram-se, no dia 4 de dezembro, aos Paços do Concelho.
Juntos, vieram assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovido pelas Nações Unidas desde 1992, com o objetivo de motivar uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem-estar destas pessoas.
Perante o presidente da Câmara, da vereadora da Ana Cristina Borges e de alguns trabalhadores que, atraídos pela música, se concentraram no átrio e nalgumas varandas do edifício, os visitantes apresentaram a coreografia da música "It's Oh So Quiet", da cantora Björk, e foram aplaudidos por todos.
Em jeito de agradecimento por lembrarem que "somos todos iguais dentro das nossas diferenças", disse na ocasião Ana Cristina Borges, duas trabalhadoras da autarquia adoçaram a boca aos visitantes com uma oferta da Câmara Municipal - um saquinho de chocolates lembrando a época natalícia. 
PROPOSTAS FIM DE SEMANA

Nenhum comentário:

Postar um comentário