quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

PAÍS | PSP pediu ao Facebook para bloquear páginas com conteúdo racista

Imagem: DN
A PSP está a analisar as páginas com conteúdo racista e radical publicadas no Facebook e que se apresentam como sendo de agentes da força de segurança.

PSP pediu que as páginas de Facebook com conteúdos extremistas, supostamente perfilhadas por agentes desta força policial, fossem bloqueadas. Foi por ação da PSP que uma dessas páginas foi bloqueada. E fonte oficial disse ao DN que essas páginas, como CarrodePatrulha e 2, assinadas com um perfil incógnito de nome Charlie Papa foram todas denunciadas ao próprio Facebook, classificadas como "incitadoras ao ódio e à violência" e sugerindo que devem ser banidas da rede.

Segundo outras fontes da PSP já houve, no passado, processos disciplinares postos a agentes por fazerem comentários pouco próprios no Facebook - e que iam contra as regras da casa. E a PSP garante que vai promover ações de natureza disciplinar e de comunicação ao Ministério Público dos comportamentos que se provem serem praticados por agentes da PSP e que violem a lei e os normativos da PSP.

A PSP garante que está a fazer mais diligências e vai agir se houver agentes PSP nestas páginas que teçam comentários racistas ou impróprios. Para já, está a investigar os perfis que estão presentes nestas páginas do Facebook. E por enquanto dizem não ter identificado nenhum como sendo realmente agente da PSP. Muitos são perfis falsos - que, segundo esta fonte, podem ser civis ou de outras forças e serviços de segurança.

_______________


Nenhum comentário:

Postar um comentário