quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Hora de Fecho: Auditoria à Caixa. Os nomes e os milhões apagados /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Observador mostra a versão sem cortes do relatório final da auditoria à CGD. Nas 263 páginas estão duas centenas de operações que custaram 1.760 milhões de euros aos contribuintes. Veja-as aqui.
Auditoria do Tribunal de Contas à venda dos seguros da Caixa Geral de Depósitos conclui que a operação feita em 2014, num ambiente adverso, não foi vantajosa para o interesse público a médio prazo.
O governo aprovou, em conselho de ministros, uma requisição civil para os enfermeiros. A ministra da Saúde clarificou que não houve "prejuízo daquilo que é o reconhecimento do direito à greve".
O coordenador do PS na Comissão Parlamentar de Trabalho diz que o partido vai "desenvolver todas as ações necessárias" para saber a origem da angariação de fundos com destino à greve dos enfermeiros.
Tinha prometido alterações ao regulamento interno em janeiro, mas o líder parlamentar do PSD ainda não tem soluções. Está a "colher opiniões", à espera de conclusões, e a aguardar articulação com Rio.
Saída de Pedro Marques para as europeias obriga António Costa a mexidas no Governo. Nada está fechado, mas Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares pode vir a ser promovido a ministro.
Voltando a afirmar a sua inocência, a mãe de Joana Cipriano disse que "só" confessou tudo porque foi "agredida" na PJ de Faro. Leonor foi condenada a mais de 16 anos e cumpriu cinco sextos da pena.
O número de utilizadores da rede social diminuiu pelo terceiro trimestre seguido. O Twitter está no valor mais baixo dos últimos dois anos e vai deixar de anunciar os utilizadores mensais.
Sabem que a "Internet não vai desaparecer", mas afirmam que o Artigo 13 é perigoso. YouTubers portugueses lançam campanha a apelar ao Governo para não aceitar nova diretiva de direitos de autor.
O fadista de 79 anos vai dar os seus últimos concertos em novembro, em Lisboa e no Porto, anunciou a sua editora. Carlos do Carmo editará este ano um álbum, em que canta Manuel Alegre e Jorge Palma.
A segunda parte do livro de George R.R. Martin que conta uma parte da história dos reis Targaryen chega às livrarias portuguesas esta quinta-feira. O Observador pré-publica um excerto de um capítulo. 
Opinião

Helena Garrido
O poder absoluto de um Governo é inimigo do crescimento. É um erro a captura das instituições pelo poder político, erro que estamos a cometer de novo, hoje com ainda menos pessoas preocupadas com isso
Maria João Passos
O “fracasso” na Matemática não depende exclusivamente das características da disciplina. É urgente renovar profundamente a escola, para que esta se torne um espaço motivante e agradável de trabalho.
Paulo Tunhas
O excesso utópico é distinto do totalitário. O primeiro pertence ao universo das pessoas normais, é compreensível; o segundo não, chocamos com o limite: os homens normais não sabem que tudo é possível
Luis Teixeira
Os professores acreditam que os 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço congelado hão-de sair do nevoeiro da dívida e os enfermeiros, que os 68% de aumento hão-de chegar com a maré. 
Diogo Prates
Lutar por um Serviço Nacional de Saúde de qualidade, que melhor sirva os interesses dos doentes, pode passar por questões salariais mas não pode ficar por aí nem estar refém de uma classe profissional
MAGG

Sofia Venâncio
A docente não queria alunos a dormir, com auriculares nos ouvidos ou com os pés em cima da mesa. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2019 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário