A Unidade de Controlo Costeiro (UCC), através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 12 de Março, apreendeu oito lampreias, na localidade da Torreira.
No âmbito de uma fiscalização rodoviária, os militares detetaram uma viatura que transportava as lampreias sem qualquer documento de acompanhamento que justificasse a sua proveniência, nem o dia de captura. O condutor, de 78 anos, confessou que as tinha capturado na Ria da Aveiro com o objetivo de as comercializar no seu estabelecimento de restauração.
A captura de lampreia está interdita na Ria de Aveiro por estar a decorrer o período de defeso, o qual teve início no dia 5 de Março e terá o seu términus no dia 15 deste mês.
A GNR salienta que a captura ilegal de lampreia coloca em causa conservação desta espécie migradora anádroma, sendo necessário dar continuidade às políticas de gestão que visam a exploração sustentável desta espécie protegida.
O indivíduo foi identificado, sendo elaborado o respetivo auto de notícia por contraordenação, cuja coima pode atingir um valor máximo de 37 500 euros.
As lampreias, por se encontrarem vivas, foram devolvidas ao meio natural.

Site oficial do Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/