sábado, 6 de abril de 2019

Campanha promove maior acesso a cuidados primários para a saúde da visão

Dia Mundial da Saúde assinala-se a 7 de abril
A Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO) está a promover uma campanha para o reconhecimento do papel dos optometristas na prestação de cuidados primários para a saúde da visão. Esta iniciativa é lançada no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril.
“Uma boa visão exige o olhar de um profissional” é o mote desta campanha que pretende chegar a escolas, universidades, câmaras municipais, juntas de freguesia, e outras instituições.
“A Optometria é atualmente uma área não devidamente valorizada para muitos portugueses, sendo confundida com outras atividades profissionais, nomeadamente técnicos de ótica, uma realidade que confere o não reconhecimento da classe como parte relevante da área da saúde”, afirma Raúl de Sousa, presidente da APLO.
Neste sentido, acrescenta, “a APLO irá desenvolver uma campanha com o propósito de despertar a atenção de toda a população para o verdadeiro papel dos optometristas na comunidade, quer no diagnóstico, tratamento e prevenção de diversos problemas da visão, quer na promoção de um maior acesso e qualidade dos cuidados de saúde da visão”.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) assinala este ano o Dia Mundial da Saúde com o tema da cobertura universal de saúde. De acordo com Raúl de Sousa, “este tem sido um dos principais desígnios da APLO, agora reforçado na campanha. Acreditamos que a regulamentação da profissão de optometrista, ao valorizar a atual autonomia de exercício característica da profissão, iria proporcionar não apenas um acesso mais facilitado da população aos cuidados primários para a saúde da visão, como também iria garantir que estes mesmos cuidados sejam assegurados por profissionais qualificados, potenciando os recursos humanos disponíveis em Portugal e implementando as recomendações da OMS.”
O optometrista é um especialista autónomo dos cuidados primários para a saúde da visão que fornece cuidados abrangentes em visão e sistema visual, que incluem refração e prescrição, deteção/diagnóstico e acompanhamento/tratamento de doenças oculares e a reabilitação/tratamento de condições do sistema visual.
Sobre a APLO
A Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO) representa os Optometristas, a maior classe profissional de prestadores de cuidados para a saúde da visão, em Portugal. Atualmente conta com cerca de 1.172 membros. A APLO é membro Fundador da Academia Europeia de Optometria e Ótica, membro do Conselho Europeu de Optometria e Ótica e membro do Conselho Mundial de Optometria. Para mais informações, consulte: www.aplo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário