segunda-feira, 1 de abril de 2019

Évora | Vem aí o Desafio pela Saúde



O próximo fim-de-semana, em Évora, vai ser dedicado à saúde com a realização de mais um Desafio Pela Saúde, uma iniciativa organizada por uma série de instituições públicas e privadas com sede no concelho e que procura incutir na população estilos de vida saudáveis, através da prática desportiva e de bons hábitos alimentares.

O Desafio Pela Saúde irá ter como tema central a Cobertura Universal de Saúde já que este é o tema preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o dia 7 de Abril, domingo, Dia Mundial da Saúde.

Recorde-se que a OMS, fundada no princípio de que todos cidadãos têm direito a alcançar o mais elevado nível de saúde possível, tem impulsionado esta visão orientadora há mais de sete décadas, sendo também a estimuladora da estratégia para o apoio aos países na transição para a Cobertura Universal de Saúde.

O Desafio Pela Saúde, que começa na sexta-feira prolongando-se até domingo, procura consciencializar toda a população para os benefícios que o desporto e uma alimentação saudável podem trazer à saúde.

Assim, na sexta-feira, a partir das 10h00, mais de 1500 crianças, de diversos níveis de ensino do concelho de Évora, irão participar na Caminhada das Escolas - Serpente Papa-léguas, a partir da Praça de Giraldo, naquela que será uma das grandes iniciativas do Desafio Pela Saúde. Esta caminhada visa incentivar as crianças e seus pais a refletirem sobre as suas escolhas de mobilidade e a andar a pé, de bicicleta ou de transporte público, como alternativa ao uso do automóvel.

Paralelamente, na Praça de Giraldo estará a decorrer a Feira do Desafio e ao longo de todo o dia estão previstas diversas iniciativas e ações para miúdos e graúdos. Ao longo deste dia, a Arena D’Évora, o Pavilhão Gimnodesportivo da Universidade de Évora e o Complexo Desportivo irão também albergar atividades desportivas, designadamente a Fase Final do Campeonato Distrital de Desportos Gímnicos, Triple Challenger de Voleibol e Futebol 7 e o torneio Boccia pela Saúde” e “Remo Adaptado”.

Como já vendo sendo hábito, estão igualmente previstas aulas desafio destinadas aos funcionários de algumas das instituições/organismos envolvidos.

No sábado, a Vendinha acolhe a partida da estafeta Plano Local de Saúde, na distância de 50 quilómetros, que poderá ser cumprida na sua totalidade ou feita por segmentos. Esta corrida irá passar por S. Manços e Torre de Coelheiros, com a particularidade de metade do percurso ser em terra batida, onde se inclui uma passagem pelo Rio Degebe, e os restantes quilómetros em alcatrão. A inscrição, gratuita, com direito a t’shirt técnica e abastecimento/refeição, deverá ser feita aqui: http://desafiopelasaude.cm-evora.pt .

Entretanto, ao longo do dia, na Praça de Giraldo, estão previstas diversas atividades, nomeadamente um workshop denominado Marmitas Saudáveis (sala W52), futebol feminino, Circuito de Prevenção Rodoviária, Seniores Ativos Gym, demonstração de ginástica, Kick Boxing/Muay Thay, dança, musica, Capoeira e Ginástica. Neste dia, na Arena D’Évora haverá um torneio de andebol e o Grupo Desportivo Diana estará num intercâmbio de patinagem artística com uma congénere de Mérida e dará início às 24 horas a patinar.

No Domingo, Dia Mundial da Saúde, o Complexo Desportivo de Évora irá receber, para além das Mini Olimpíadas, a Caminhada Desafio Pela Saúde e um torneio de Rugby Sevens Feminino. Quase à mesma hora terá início na Arena d’Évora a sexta edição do Campeonato Cross Training. Durante toda a tarde haverá aulas de hidroginástica na piscina coberta municipal.

O Desafio Pela Saúde é organizado pela Câmara Municipal de Évora; Administração Regional de Saúde do Alentejo; Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central; Unidade de Cuidados na Comunidade do Centro de Saúde de Évora; Hospital do Espírito Santo, EPE; Escola Superior de Enfermagem São João de Deus; Universidade de Évora; Instituto Português do Desporto e Juventude, IP; Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região Alentejo e Ayuntamiento de Mérida.

O programa completo do Desafio Pela Saúde 2019 poderá ser consultado em: www.cm-evora.pt .

Nenhum comentário:

Postar um comentário