segunda-feira, 1 de abril de 2019

Viseu | FEIRA DE SÃO MATEUS RENOVA O TÍTULO “CINCO ESTRELAS” NA COMPANHIA DE QUATRO ESTREANTES DE VISEU







Prémio “Cinco Estrelas Regiões” distingue Viseu na gastronomia, nos monumentos, no artesanato e nas festas e romarias

Os resultados do prémio “Cinco Estrelas Regiões” de 2019 são agora conhecidos e são também cinco os vencedores made in Viseuescolhidos pelos portugueses. O  “Rancho à Moda de Viseu”, o bolo “Viriato”, a Sé, o Linho de Várzea de Calde e a Feira de São Mateus foram considerados os melhores representantes nas suas categorias, à escala de todo o distrito.

Para Almeida Henriques, Presidente da Câmara Municipal de Viseu, “estes galardões confirmam a pertinência da aposta que temos feito na valorização e promoção do nosso património material e imaterial com identidade única. Viseu está de parabéns!”.

A Feira de São Mateus, o certame histórico de Viseu, repete a conquista e vence na categoria “Festas, feiras e romarias”. Tendo sido nesta edição avaliada enquanto marca, a Feira registou nos mais de 1500 inquiridos um nível de satisfação de 85 por cento.

Jorge Sobrado, Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viseu e Gestor da Feira de São Mateus, refere que “o reconhecimento dos portugueses é evidente. Pelo segundo ano consecutivo a guardiã das feiras populares é a escolhida e os dados que temos de satisfação não deixam margem para dúvidas. A distinção honra Viseu e os viseenses e responsabiliza-nos na estratégia de promoção deste que é o maior evento da região”.

Nas novidades prémio “Cinco Estrelas Regiões” destaca-se a escolha do Linho de Várzea de Calde, ex-libris do distrito na área do “artesanato”. Uma conquista com especial relevo para o Município de Viseu que, nos últimos dois anos, muito tem apostado na valorização e promoção da chamada “aldeia-milagre”, que conserva a milenar tradição de produção do linho.

No ano em que Viseu é “Destino Nacional de Gastronomia”, os sabores mereceram também palco especial. O “Rancho à moda de Viseu” evidenciou-se na categoria de “cozinha tradicional” e o bolo “Viriato” foi o mais votado no universo da doçaria regional. A Sé de Viseu, monumento incontornável do Centro Histórico, foi também distinguido como “Monumento Nacional” do distrito.

O concelho arrecadou ainda outras duas distinções a empresas privadas: o Palácio do Gelo e a Clínica Essenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário