segunda-feira, 13 de maio de 2019

Câmara vai requalificar Jardim Público da Azaruja




Projeto aprovado na última Reunião Pública
Câmara vai requalificar Jardim Público da Azaruja

Resultado de imagem para Câmara Municipal de Évora
A Câmara Municipal de Évora irá iniciar dentro em breve a obra de requalificação do Jardim Público da Azaruja, cujo projeto foi aprovado na última Reunião Pública, que decorreu no passado dia 8 de Maio.
Com um orçamento base de 45 mil euros a que acresce o IVA, esta obra, um anseio de longa data da população local, pretende dar resposta aos vários pedidos da população e da Junta de Freguesia, efetuados aquando da visita da vereação no âmbito da iniciativa “pelos Caminhos do Concelho”. O objectivo é intervir e requalificar um espaço com cerca de 45 anos e que, desde a sua execução/inauguração, não teve qualquer intervenção de reabilitação e atualização: desde mobiliário urbano, pavimentos, a vegetação e iluminação.
A proposta agora aprovada pela Câmara Municipal propõe a conservação da tipologia de Jardim Público, mas requalificando, valorizando e reforçando-o enquanto “espaço verde”, pois é a única área verde existente na vila.
Assim, após a conclusão da intervenção, o Jardim Público na Praça Morgado Torres, da Azaruja, terá sido alvo de recuperação e criação de espaços verdes; recuperação do pavimento; recuperação e melhoramento do sistema de drenagem; melhoramento do sistema de rega; melhoramento da iluminação pública e de instalação de mobiliário urbano.
Plano Local de Habitação de Évora
Na última Reunião Pública de Câmara (RPC) foi apresentado o processo, em curso, de elaboração do Plano Local de Habitação de Évora (PLHE), um instrumento estratégico para responder às necessidades de habitação, que propõe uma ativa participação dos cidadãos e instituições para a construção do Plano Local de Habitação, no sentido de quantificar, definir e programar localmente as intervenções necessárias, tendo em conta os instrumentos e recursos nacionais, para as áreas de habitação e reabilitação urbana para o concelho de Évora.
Com o objetivo de atender às necessidades habitacionais, de acordo com as especificidades das comunidades, dos edifícios e dos territórios no concelho, o documento agora dado a conhecer propõe desenvolver uma metodologia participativa, porque não existem modelos nem metodologias pré-definidas para a sua construção. A partir da metodologia participativa, pretende-se promover uma governança criativa com o envolvimento, a participação e a cooperação de todos.
O Plano Local de Habitação de Évora dirige-se a todas as pessoas e famílias que residem em grave carência habitacional assim como às pessoas e famílias que não têm acesso ao mercado habitacional.

A elaboração do PLHE, cuja fase de levantamento da realidade está praticamente concluída, segue agora para o período de recolha de sugestões e opiniões findo o qual começará a ser implementado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário