segunda-feira, 10 de junho de 2019

Aveiro | Património a degradar-se por falta de zelo

As imagens que se seguem incomodam porque, observar o estado de ruína deste património datado de 1880, cujo chafariz se encontra no conhecido Largo das Cinco Bicas, dá-nos força para citar a seguinte frase: "É DEVER DA IMPRENSA INCOMODAR O PODER” (autor desconhecido) quer seja ele constitucional ou local.

Mais, "A imprensa livre é o olhar onipotente do povo, a confiança personalizada do povo nele mesmo, o vínculo articulado que une o indivíduo ao Estado e ao mundo, a cultura incorporada que transforma lutas materiais em lutas intelectuais, e idealiza suas formas brutas" quer se concorde ou não com Karl Marx.

Para tamanho grande clicar na imagem



Aqui fica o alerta às entidades competentes, para que façam o lhes compete no sentido de recuperar o Chafariz, de modo a colocá-lo a funcionar de novo, em em pleno, como aconteceu durante muitos anos. 

Este e outro património semelhante existente pela cidade de Aveiro, em estado de degradação, dão uma péssima imagem da cidade, traduzindo-se num claro desprezo pela memória dos antepassados. 

Aveiro não é composto só pelos Moliceiros, Ria, Universidade, Museu de Santa Joana Princesa, Sé, mas, sim por todos os outros monumentos mais viveis ou não. 

O argumento que não à dinheiro cai por terra, não é sequer aceitável, porque, ao que nos é dado saber, existe milhares de euros para o Festival da Ria, entre outros eventos. 

J. Carlos 
Director

_____________
História


JL

Faz parte ERRADAMENTE da rota da Arte Nova, na cidade de Aveiro. 

Inaugurado em 1880, recebeu o nome de Chafariz do Espírito Santo, devido ao facto de ficar próximo do lugar onde antes existiu uma Igreja e uma paróquia com esse nome. No entanto, todos os aveirenses a conhecem por Fonte das Cinco Bicas. Terá sido a primeira manifestação dos novos parâmetros artísticos que começavam a despontar, um pouco por todo o lado. No centro, enrgue-se uma alta coluna rematada por uma "ave" virada para norte. Esta ave não é a original uma vez que, há alguns anos, por motivos de vandalismo, teve de ser substituida. Há quem diga que se trata de uma águia, símbolo da cidade, e quem diga que é uma pomba, símbolo do Espírito Santo.

Apesar do nome, a sua base, tem apenas quatro bicas. Há quem diga que a quinta bica ficaria na parte superior, junto de outras mais pequenas, o que não parece de todo possível. Outros dizem que era referência a uma outra "bica" existente no mesmo Largo... Seja como for, vale a pena apreciar a beleza da mesma.

Malgrado constar dos roteiros turísticos da cidade, há já vários anos que está desativada e, de certa forma, abandonada pois o lixo é uma constante, havendo, já, elementos em falta. 


ADENDA: Recentemente, surgiu no facebook o grupo Aveiro - História, Gentes e Lugares onde podemos encontrar um artigo muito interessante sobre este Chafariz, da autoria de Francisco Messias Trindade Ferreira, cuja leitura se recomenda. Fonte das Cinco Bicas - FB.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário